- A conta X da Fundação Cardano foi comprometida no domingo por uma parte desconhecida, levando a um anúncio falso de um token Solana e, em uma postagem posterior, a uma divulgação falsa de um processo da SEC.
- Em um comunicado, a Fundação Cardano confirmou a conta comprometida e disse que um anúncio do acesso restaurado seria publicado na página da Fundação no LinkedIn.
A conta X da Fundação Cardano foi comprometida no domingo por uma parte desconhecida, levando ao anúncio falso de um token da marca Cardano na Solana e, posteriormente, à divulgação falsa de um processo da SEC contra a empresa.
A conta X comprometida foi usada pela primeira vez para postar um tópico supostamente anunciando um token chamado $ADASOL, um token baseado em Solana que supostamente era “Cardano, reinventado para a velocidade e inovação de Solana”.
Ao contrário de algumas tentativas de golpe, o tópico foi escrito de uma forma relativamente sofisticada, com treze postagens explicando o propósito do token e vinculando a recursos genuínos, como o site da Fundação Cardano e um episódio recente de podcast que supostamente discutiu o token.
O token falso teve um volume de negociação de mais de US$ 500.000, de acordo com o DexScreener , antes que os traders percebessem que o token era resultado de um golpe.
A publicação foi removida uma hora após a publicação, momento em que a conta publicou outro aviso falso: desta vez, supostamente alertando a comunidade da Cardano de que a Fundação foi notificada com um processo da SEC no domingo. ” À luz desta ação legal inesperada, tomamos a difícil decisão de cessar imediatamente todo o suporte ao token $ADA para garantir a conformidade com os requisitos regulatórios”, diz o aviso falso.
A publicação, cujas respostas estão desabilitadas, teve mais de 256.000 visualizações no X no momento da publicação, embora muitos tweets com citações avisem que a conta foi comprometida.
Quando um fã da Cardano perguntou se o aviso era real, um líder de equipe da Cardano Foundation respondeu : “Confirmado, estamos trabalhando nisso”. A conta da Cardano Community X também esclareceu mais tarde : “A conta da Cardano Foundation X @Cardano_CF foi comprometida. Por favor, ignore quaisquer postagens da conta neste momento enquanto resolvemos isso”.
Em uma declaração, a Cardano Foundation disse que sua equipe está “trabalhando ativamente para restaurar a segurança” e observou que uma confirmação do acesso restaurado seria publicada em sua página do LinkedIn . “Esta violação de nossa conta X não indica que nenhuma outra plataforma ou sistema esteja comprometido”, acrescenta a declaração.
Fonte: TheBlock