O Banco Central do Qatar (QCB) anunciou a conclusão do desenvolvimento da infraestrutura para seu projeto de Moeda Digital do Banco Central (CBDC), marcando um marco significativo em seus esforços para abraçar as transformações financeiras digitais.
Em um comunicado de imprensa de 2 de junho, o QCB disse que iniciou a primeira fase de seu projeto CBDC, que deve durar até outubro.
O banco central acrescentou que a iniciativa se alinha aos avanços globais na moeda digital e visa modernizar e aprimorar o setor financeiro do país.
Primeira fase
Após um estudo abrangente, o banco agora testará e desenvolverá aplicativos selecionados do CBDC para liquidar grandes pagamentos com bancos locais e internacionais em um ambiente experimental de última geração.
O foco principal do projeto CBDC é aumentar o acesso dos bancos nacionais aos mercados de capitais, melhorar os processos de liquidação doméstica e melhorar a eficiência das transações de valores mobiliários. A fase experimental inicial do projeto durará até outubro.
O projeto CBDC alavancará inteligência artificial (IA), tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) e outras tecnologias emergentes para aumentar a liquidez, expandindo a participação nas instalações do mercado financeiro, garantindo uma segurança robusta.
O banco central disse que a segurança da informação durante toda a implementação do projeto continua sendo uma prioridade.
O projeto CBDC apoia a Terceira Estratégia do Setor Financeiro do Qatar, a Estratégia Fintech e a Visão Nacional do Qatar 2030. Representa um passo estratégico para a construção de uma economia digital e reflete o compromisso da QCB com a transformação digital no setor financeiro.
De acordo com o comunicado de imprensa:
“O Banco Central do Qatar está interessado em acompanhar as transformações digitais testemunhadas pelo setor financeiro e bancário, tanto regional quanto globalmente.”
A QCB enfatizou seus esforços contínuos para regular e desenvolver o setor financeiro, destacando o potencial do projeto para aumentar a liquidez, expandindo a participação nas instalações do mercado financeiro.
O banco central reafirmou seu compromisso de promover um ambiente propício para o crescimento do setor financeiro e promover inovações tecnológicas.
Os resultados desta fase experimental formarão a base para identificar vários casos de uso para o CBDC, contribuindo para melhorar a eficiência dos sistemas atuais e permitir recursos de liquidação instantânea.
Fonte: CryptoSlate