O Bubblemaps observou conexões onchain entre as equipes por trás das memecoins Libra e Melania, alegando que a mesma entidade poderia estar por trás delas.
Analistas de blockchain da Bubblemaps afirmam ter descoberto conexões entre as equipes responsáveis pelas memecoins Libra e Melania, sugerindo que a mesma entidade pode ter orquestrado ambos os projetos.
O provedor de dados onchain alegou que carteiras vinculadas ao criador da Melania também estavam envolvidas em transações com o token Libra, praticando sniping e obtenção de lucro de ambos os tokens.
O token Libra surgiu repentinamente na sexta-feira passada, recebendo um endosso imediato do presidente da Argentina, Javier Milei. Isso foi seguido por um aumento dramático de preço, onde Libra subiu para bilhões e então entrou em colapso em questão de horas. Esse colapso foi acelerado quando insiders sacaram US$ 107 milhões em taxas de negociação e fundos de pool de liquidez.
O token meme Melania , endossado pela primeira-dama dos Estados Unidos, passou por uma trajetória semelhante em janeiro, com sua capitalização de mercado aumentando rapidamente antes de cair.
O Bubblemaps alegou que o culpado por trás dos dois projetos parecia ser uma única entidade com controle sobre ambos os projetos.
“Houve especulações de que MELANIA e LIBRA estão ligadas ao mesmo time, mas sem provas sólidas — até agora”, disse Bubblemaps. “Após analisar transferências entre cadeias e padrões de tempo, estamos altamente confiantes de que esse é o caso.”
De acordo com a Bubblemaps, uma evidência crítica nesta investigação é a atividade de uma carteira Solana, “ P5tb4.” Esta carteira acumulou mais de $ 2,4 milhões por meio de atividades de sniper no token Melania e depois transferiu esses fundos para uma carteira EVM baseada em Avalanche, “ 0xcEA, ” que foi descoberta como diretamente vinculada ao criador de Melania. O link foi feito por meio de transações de financiamento e transferências entre cadeias.
A Bubblemaps diz que semanas depois percebeu que o endereço 0xcEA (por meio de swaps entre cadeias) estava financiando o DEfcyK , a principal carteira do criador do LIBRA, que também é marcada como uma carteira de equipe no Solscan.
Uma análise mais aprofundada feita pela Bubblemaps supostamente descobriu que outros tokens, como TRUST, KACY, VIBES e HOOD, também podem ser gerenciados pela mesma entidade, mostrando um padrão de controle centralizado sobre as ações de mercado de vários projetos.
Em meio a essas revelações, o presidente Milei enfrentou acusações de fraude relacionadas ao seu envolvimento com o projeto Libra depois que o valor do token despencou 95%. Milei teria negado conhecimento prévio do funcionamento interno do projeto.
À medida que a investigação continua, a Bubblemaps e outros analistas estão trabalhando para identificar definitivamente a entidade por trás dessas operações. A Bubblemaps observou que o Youtuber e detetive de criptomoedas CoffeeZilla está se envolvendo com insiders como o consultor do projeto Libra, Hayden Davis, para descobrir mais detalhes.
Fonte: TheBlock