Quer receber novidades exclusivas do Cripto Investing? Assine a nossa Newsletter!

Comunidade Uniswap expande ‘Delegate Reward Initiative’ para incentivar governança ativa com tokens UNI

Compartilharam
0
Visualizaram
0 k
Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Relacionados

  • Mais US$ 540.000 em tokens UNI foram reservados para financiar o “Ciclo 3” da “Iniciativa de Recompensa de Delegados” da Uniswap .
  • O programa, instituído no ano passado, pagará 15 delegados aprovados com base em suas taxas de participação eleitoral e engajamento da comunidade, em uma tentativa de melhorar a governança do protocolo. 

O Uniswap DAO votou para continuar a “Delegate Reward Initiative” do Uniswap, de acordo com uma proposta aprovada na plataforma de votação de blockchain Tally. Um valor adicional de $ 540.000 do token UNI nativo do protocolo foi reservado para financiar o “Ciclo 3” do programa.

Como o nome sugere, a iniciativa é um programa de compensação para melhorar a qualidade e a dedicação da governança da Uniswap por meio de incentivos pagos. O programa distribuirá até US$ 6.000 em tokens UNI por mês para “delegados” de alto desempenho, um indivíduo ou entidade que recebeu o poder de votar em nome de outros detentores de tokens.

A votação de governança ocorreu de 26 de fevereiro a 4 de março de 2025 e foi aprovada com 47,51 milhões de votos (99,45%) a favor. A proposta do Ciclo 3 agora está sendo “enfileirada” com uma data real para execução a ser determinada posteriormente, assumindo que não seja cancelada durante o período de bloqueio de tempo. 

O programa de incentivo de votação da Uniswap visa aumentar o engajamento e a qualidade da governança. Embora a votação onchain e as DAOs sejam teoricamente mais democráticas, elas geralmente nem sempre levam a resultados totalmente transparentes ou justos. Fornecer incentivos financeiros adicionais poderia teoricamente aumentar as taxas de participação de votação de um delegado, levando a um protocolo mais dinâmico e responsivo.

A comunidade da Uniswap em particular foi dividida em uma proposta de governança há muito debatida para inverter a “troca de taxas” para redirecionar uma parte das taxas de negociação — atualmente pagas inteiramente aos provedores de liquidez da DEX — para detentores de tokens UNI. Em uma entrevista anterior com o The Block, o criador da Uniswap Hayden Adams disse que “a troca de taxas existe dentro de um sistema de governança” e cabe “a esse ecossistema” votar na decisão. 

Iniciativa de incentivos

O StableLab propôs inicialmente a iniciativa de recompensas em fevereiro de 2024 e a implementou em junho, após ser pesquisada por um grupo de trabalho de oito membros. 

“O Ciclo 1 foi bem-sucedido, pois os 12 delegados selecionados mantiveram uma taxa de participação de 100% nas votações durante esse período”, diz a última proposta. “Além disso, vários novos delegados aderiram ao protocolo devido à presença de incentivos.”

O Ciclo 3, proposto por @Doo_StableLab, @PGov, @AranaDigital e @seedgov, expande este programa para 15 delegados, que serão selecionados seguindo critérios atualizados e um recém-introduzido “sistema de pontos” determinado por “métricas objetivas”. Isso inclui o histórico de participação de votação do delegado, autoria da proposta e engajamento da comunidade. 

Os delegados podem ganhar até $3.000 em $UNI por mês mantendo uma participação mínima de 80% em proporção ao número de propostas enviadas. Em outras palavras, se houvesse 10 votos emitidos nos últimos três meses e um delegado votasse em oito deles, eles receberiam 80% dos $3.000 — ou $2.400. Um adicional de $3.000 está sendo oferecido aos delegados para escreverem “justificativas de voto”.

De acordo com Tally, vários delegados ativos, incluindo FranklinDAO, Michigan Blockchain e Wintermute Governance estavam entre os maiores votantes. Dito isso, ex-delegados inativos como Gauntlet e Stanford Blockchain também foram grandes apoiadores da proposta. Ela teve uma taxa de participação de 24%.

Fonte: TheBlock

Compartilhe:

Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email