Quer receber novidades exclusivas do Cripto Investing? Assine a nossa Newsletter!

Ex-CEO da Binance, Changpeng Zhao, é libertado da custódia na sexta-feira: Bloomberg

Compartilharam
0
Visualizaram
0 k
Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Relacionados

  • Changpeng Zhao foi libertado na sexta-feira, dois dias antes do esperado inicialmente.
  • Os atuais executivos da Binance disseram que Zhao não terá nenhuma influência na tomada de decisões da exchange.

Changpeng Zhao, ex-líder e cofundador da Binance, foi libertado na sexta-feira, dois dias antes do previsto, de acordo com a Bloomberg .

Zhao, também conhecido pelas iniciais CZ, foi condenado a quatro meses de prisão em abril deste ano, após se declarar culpado no ano passado por não manter um “programa eficaz de combate à lavagem de dinheiro”. Zhao recebeu uma multa de US$ 50 milhões, e a Binance concordou em pagar US$ 4,3 bilhões, em um dos maiores acordos corporativos da história.

Um porta-voz do Departamento Federal de Prisões se recusou a fornecer informações específicas sobre a libertação de Zhao.

“Por razões de privacidade, segurança e proteção, não discutimos as condições de confinamento de nenhum indivíduo encarcerado, motivos para transferência ou planos específicos de libertação”, disse o porta-voz em uma declaração ao The Block.

O porta-voz também destacou uma declaração de política que dizia: “O Bureau of Prisons pode libertar um detento cuja data de libertação caia em um sábado, domingo ou feriado legal, no último dia útil anterior”, com exceções.

O Departamento de Justiça dos EUA havia buscado uma prisão significativamente mais longa de 36 meses, pois alegava que Zhao violou conscientemente as leis para o lucro da empresa e seu próprio. Os advogados de Zhao, por outro lado, disseram que o ex-chefe aceitou a responsabilidade e “lamenta profundamente” sua infração, pedindo liberdade condicional ao tribunal.

Zhao foi substituído pelo ex-regulador de Abu Dhabi, Richard Teng, que levou a Binance a investir pesadamente em conformidade regulatória, o que ele chamou de “Binance 2.0”.

A exchange de criptomoedas ainda enfrenta um processo separado da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. A SEC processou a Binance Holdings e a Zhao no ano passado, acusando a exchange de criptomoedas de mentir para clientes, não restringir investidores dos EUA de acessarem a Binance.com, desviar capital para fundos de investimento separados de propriedade da Zhao e operar como uma exchange não registrada. 

“Nós mudamos de forma bem diferente da época em que CZ era CEO, agora a Binance tem uma estrutura corporativa totalmente diferente, é uma estrutura liderada pelo conselho”, disse Teng no início deste mês na Korea Blockchain Week em Seul, Coreia do Sul. “CZ, é claro, como acionista retém seus direitos de acionista, mas no dia a dia, de forma contínua, eu trabalho muito próximo do conselho de diretores em termos de nossa estratégia global.”

O atual chefe de mercados regionais da Binance, Vishal Sachandreen, também disse ao The Block em uma entrevista anterior que Zhao não estará envolvido em nenhuma tomada de decisão da Binance.

No entanto, Zhao continua sendo o maior acionista da Binance, detendo uma participação estimada de 90% na maior bolsa de criptomoedas do mundo.

Enquanto isso, antes de ser preso, Zhao prometeu construir uma plataforma educacional chamada Giggle Academy para fornecer educação de alta qualidade aos menos favorecidos ao redor do mundo.

“Estamos muito felizes que CZ estará em casa com sua família”, disse um porta-voz da Binance em uma declaração ao The Block. “Embora ele não esteja mais gerenciando ou operando a Binance, estamos animados para ver o que ele fará a seguir. Desde o ano passado, a Binance continuou a prosperar sob a liderança de nossa equipe atual, ultrapassando 230 milhões de usuários globalmente, e estamos orgulhosos de continuar liderando a indústria de forma responsável.” 

Fonte: TheBlock

Compartilhe:

Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email