- “Gary Gensler tem sido muito negativo em relação à indústria de criptomoedas”, disse Marcus Hughes, vice-presidente e chefe global de estratégia regulatória da Kraken, no palco da conferência Emergence do The Block.
- A escolha de Trump para a presidência da SEC, Paul Atkins, tem sido amigável com as criptomoedas nos últimos anos.
Executivos do setor de criptomoedas estão acolhendo a escolha do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para liderar a Comissão de Valores Mobiliários, chamando-a de “um passo à frente” para o setor.
Trump escolheu o ex-comissário republicano da SEC Paul Atkins para presidir a agência na quarta-feira. Atkins tem sido amigável com as criptomoedas nos últimos anos e se juntou ao conselho de consultores da The Digital Chamber em 2020. Se o Senado confirmar Atkins, sua liderança pode ser muito diferente daquela de seu atual presidente, Gary Gensler.
“Gary Gensler tem sido tão negativo para a indústria de criptomoedas”, disse Marcus Hughes, vice-presidente e chefe global de estratégia regulatória da Kraken, na quinta-feira na conferência Emergence do The Block em Praga. Hughes destacou a abordagem de “regulamentação por execução” da SEC e disse que a liderança de Atkins levará a conversas mais produtivas.
“Obviamente estamos muito animados com isso, é um grande passo à frente”, Hughes acrescentou. “Espero que possamos meio que traçar uma linha sob os anos Gensler e olhar para frente de uma forma positiva.”
Gensler anunciou no mês passado que deixará o cargo em 20 de janeiro de 2025, o dia da posse de Trump. Enquanto estava na agência, Gensler sustentou que a maioria das criptomoedas se qualificam como títulos e pediu que as empresas de criptomoedas se registrassem na SEC. Alguns na indústria de criptomoedas reagiram, dizendo que é impossível se registrar na agência, em parte porque as regras foram feitas para entidades mais tradicionais que são diferentes da indústria de ativos digitais.
Hadley Stern, diretor comercial do mercado de ações Marinade, em Solana, também foi questionado sobre sua opinião sobre a nomeação de Atkins durante o painel na quinta-feira.
“Otimista”, disse Stern.
Contas, contas e mais contas
Greg Xethalis, consultor jurídico da empresa de investimentos focada em criptomoedas Multicoin Capital, disse que acredita que haverá legislação sobre criptomoedas em 2025, começando primeiro com projetos de lei relacionados a impostos e, mais tarde no ano, com foco em legislações mais amplas focadas na estrutura do mercado e projetos de lei sobre stablecoins.
A Lei de Cortes de Impostos e Empregos de Trump expira no final do ano que vem, o que pode deixar espaço para propostas de impostos sobre criptomoedas, incluindo um projeto de lei apresentado pelos deputados Wiley Nickel, DN.C., e Drew Ferguson, R-Ga., que esclareceria que as recompensas de staking só devem ser tributadas no momento da venda.
Dois projetos de lei importantes também ganharam força em Washington no ano passado — um focado na estrutura de mercado, chamado FIT21, e outro para regular stablecoins.
“Levará tempo porque as criptomoedas não serão a principal prioridade legislativa em 2025, mas muito progresso foi feito em 2023 e 2024 e isso se acumulará em direção à legislação real”, disse Xethalis no palco durante o Emergence.
Fonte: TheBlock