- Anatoly Yakovenko, da Solana, disse que a rede é “abençoada” por resolver problemas de engenharia com memecoins, levando a uma rede mais robusta.
- Inovações como mercados de taxas localizadas ajudaram a rede a resolver problemas “multidimensionais” que os pesquisadores nunca previram, disse Yakovenko, e o envio rápido ajudou Solana a superar seus problemas iniciais de confiabilidade.
O cofundador da Solana, Anatoly Yakovenko, credita a ascensão das memecoins ao teste de estresse da rede para maior resiliência, transformando interrupções passadas em oportunidades de inovação.
“Abençoados sejam os comerciantes de memecoins, pois aqueles que conseguirem superar seu spam herdarão o metaverso”, Yakovenko brincou no palco da conferência Emergence em Praga, durante uma discussão com o chefe de pesquisa do The Block, George Calle. Em outras palavras, “Assim como com os NFTs… somos abençoados por resolver um monte de problemas de engenharia com memecoins. Isso apenas torna a rede e todos os sistemas mais robustos.”
Ao longo da discussão, Yakovenko enfatizou que os desenvolvedores do Solana estão acostumados a “mastigar vidro” — em outras palavras, lidar com problemas difíceis para criar uma rede de desempenho único. No entanto, após uma série bem documentada de interrupções em 2022, a rede caiu apenas uma vez no ano passado, em fevereiro , logo após o lançamento do Pump.fun em janeiro e aproximadamente um ano após sua única interrupção em 2023.
Então o que mudou na abordagem de Solana, especialmente com a carga pesada que as memecoins trouxeram para a rede ?
“Tivemos a sorte de entregar rápido o suficiente para deixar esses bugs para trás”, disse Yakovenko com uma risada. “O desafio com o dimensionamento de desempenho com sistemas multi-core é que você entra em problemas realmente multidimensionais. Você pode ter gargalos de largura de banda de memória que impactam o rendimento da transação que impacta o desempenho da rede… um problema pode ter efeitos em cascata no futuro.”
Embora alguns problemas possam ser resolvidos em testes, Yakovenko argumentou que alguns dos problemas enfrentados por Solana não poderiam ter sido previstos e corrigidos de antemão usando soluções como mercados de taxas localizados.
“Esses problemas… nunca vi ninguém prevê-los em pesquisa, muito menos ter soluções para eles”, disse Yakovenko. “Enviar cedo e rápido o suficiente e ter esses testes de estresse nos ajudou a iterar e ficar cada vez melhores.”
Yakovenko argumentou que o estado único de Solana permite soluções mais rápidas, baratas e simples do que outras abordagens, como redes de Camada 2.
“A Raydium não esperava que cada memecoin fosse usar seus pools para lançamentos, mas ninguém teve que perguntar à Raydium, ‘Ei, podemos fazer isso?’ [e] ninguém teve que ir e criar pontes adicionais”, disse Yakovenko. “Simplesmente se tornou fácil, e essa facilidade de uso e a ausência de taxas e atrito criam um ecossistema próspero.”
“Isso pode ser replicado dentro de L2 e outros sistemas que separam o estado de uma forma bem definida?” Yakovenko se perguntou em voz alta. “Em teoria, é possível, mas os desenvolvedores são preguiçosos e seguirão o caminho de menor resistência.”
Quanto à popularidade das memecoins em Solana, Yakovenko disse ter ficado surpreso no início, mas não tanto em retrospecto.
“Em quase todas as economias digitais, o entretenimento é o maior lugar onde se ganha dinheiro… quando começo a pensar nisso de trás para frente, fica quase óbvio em retrospecto”, disse Yakovenko.
Fonte: TheBlock