- A Securities and Futures Commission disse que aprovou licenças para quatro bolsas adicionais sob seu “rápido processo de licenciamento”.
- As exchanges recém-aprovadas foram HKbitEX, Accumulus, DFX Labs e EX.IO.
Hong Kong concedeu licenças para mais quatro exchanges de criptomoedas, enquanto a região se concentra em acelerar o processo de licenciamento em meio à crescente competição para se tornar um centro de criptomoedas.
A Securities and Futures Commission disse que aprovou licenças para quatro exchanges adicionais — HKbitEX, Accumulus, DFX Labs e EX.IO — na quarta-feira sob seu “processo de licenciamento rápido” após os requerentes abordarem o feedback das inspeções no local do regulador. A SFC emitiu anteriormente três dessas licenças para OSL, HashKey e HKVAX.
Hong Kong abriu suas portas para empresas de criptomoedas. Em junho de 2023, lançou oficialmente um regime de licenciamento de criptomoedas para “plataformas de negociação de ativos virtuais” (VATPs), permitindo que exchanges licenciadas ofereçam serviços de negociação de varejo.
A SFC observou que trabalhou para acelerar o processo de licenciamento. “Temos nos envolvido proativamente com a alta gerência e os controladores finais dos VATPs, o que ajuda a impulsionar nossos padrões regulatórios esperados e agilizar nosso processo de licenciamento para VATPs”, disse Eric Yip, Diretor Executivo de Intermediários da SFC, em uma declaração na quarta-feira .
Em uma circular separada divulgada na quarta-feira, a SFC forneceu mais detalhes sobre um processo de licenciamento reformulado. Além das inspeções no local, o regulador exige que os candidatos passem por avaliações de suas políticas, procedimentos, sistemas e controles de plataforma, que um contador público certificado deve assinar.
“A SFC supervisionará todo o processo de avaliação da segunda fase por meio de um envolvimento tripartite com os VATPs e seus avaliadores externos e aumentará a restrição no escopo de negócios após a conclusão da avaliação da segunda fase para satisfação da SFC”, disse o regulador.
Joseph Chan, Secretário Interino de Serviços Financeiros e do Tesouro, disse na semana passada que a SFC também planeja estabelecer um “painel consultivo” que deve começar no início do ano que vem para plataformas de negociação de criptomoedas licenciadas.
Fonte: TheBlock