O ministro das Finanças do Irã disse que o governo do país planeja regulamentar as criptomoedas em vez de limitar seu uso.
O governo iraniano está buscando adotar criptomoedas adicionando mais regulamentações em vez de restrições diretas, disse seu Ministro de Assuntos Econômicos e Finanças, Abdolnaser Hemmati.
De acordo com um relatório da agência de notícias estatal iraniana Nour News, Hemmati disse durante um evento nacional no sábado que o governo pretende eliminar os impactos negativos da criptomoeda na economia e alavancar seus efeitos positivos. O ministro acrescentou que o dinheiro digital está sob a jurisdição do banco central iraniano.
Hemmati disse que espera ver criptomoedas sendo usadas para impulsionar o emprego jovem no Irã, ajudar a combater as sanções dos EUA e alinhar as atividades do país com a economia global.
No mesmo dia do discurso de Hemmati, o Banco Central do Irã publicou um novo documento que resumiu seu arranjo para as próximas políticas sobre criptomoedas, informou o Nour News . As próximas políticas visam dar suporte aos traders de criptomoedas para cumprir com as leis locais de impostos e antilavagem de dinheiro, de acordo com o relatório.
Os investidores iranianos atualmente detêm um valor estimado de US$ 30 bilhões a US$ 50 bilhões em criptoativos, disse o relatório, citando o economista Mohammad Sadegh Alhosseini. Isso é aproximadamente equivalente a um terço de todo o mercado de ouro no país, de acordo com o especialista.
O anúncio do governo iraniano ocorre no momento em que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, cria expectativa por um ambiente regulatório positivo para criptomoedas.
Desde sua reeleição no mês passado, Trump nomeou vários candidatos pró-criptomoedas para liderar vários esforços durante seu próximo mandato, nomeando recentemente o antigo apoiador das criptomoedas Paul Atkins para chefiar a Comissão de Valores Mobiliários.
Fonte: TheBlock