- Os legisladores em Washington estão trabalhando rapidamente para avançar projetos de lei para regulamentar stablecoins e outro, mais tarde, para escrever regras para a indústria de criptomoedas em geral.
- Vance também prometeu na quarta-feira que o governo Trump demitirá reguladores como o ex-presidente da SEC, Gary Gensler.
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, pediu ação sobre a regulamentação de ativos digitais, alertando que a inação pode levar trilhões para o exterior, já que os legisladores enfrentam resistência, em parte devido aos laços do presidente Trump com criptomoedas.
Vance, que discursou na quarta-feira na conferência Bitcoin 2025 em Las Vegas, disse que um projeto de lei de estrutura de mercado que não restrinja as criptomoedas é necessário para “garantir que as criptomoedas façam parte da economia tradicional”.
“Se não conseguirmos criar clareza regulatória agora, corremos o risco de expulsar essa indústria de US$ 3 trilhões em busca de uma jurisdição mais favorável, e o presidente Trump lutará para garantir que isso não aconteça”, disse Vance. “Pense nisso: ao estabelecer regras de conduta inteligentes e pró-inovação, também podemos garantir que os democratas ou qualquer outra pessoa nunca mais iniciem uma guerra contra a comunidade cripto.”
Os legisladores em Washington estão trabalhando rapidamente para apresentar projetos de lei para regulamentar as stablecoins e, posteriormente, outro para elaborar regras para a indústria de criptomoedas em geral. Os interesses de Trump em criptomoedas têm dificultado esses esforços até agora, visto que a família de Trump tem se envolvido com criptomoedas de algumas maneiras. Trump e sua esposa, Melania, lançaram suas próprias memecoins dias antes de sua posse, e a World Liberty Financial, apoiada por Trump, lançou recentemente sua própria stablecoin, por exemplo.
Um projeto de lei sobre stablecoins no Senado foi suspenso temporariamente neste mês, após preocupações de alguns democratas sobre disposições relacionadas a emissores estrangeiros, padrões de combate à lavagem de dinheiro, potencial emissão corporativa de stablecoins e o aprofundamento dos laços de Trump com empreendimentos de criptomoedas, incluindo a stablecoin lançada recentemente. Esse projeto de lei foi posteriormente aprovado por meio de um processo de encerramento de tramitação — uma medida processual que abre caminho para um debate mais aprofundado. Uma audiência na Câmara está marcada para 4 de junho para discutir a regulamentação de ativos digitais.
Você está demitido
Vance também prometeu na quarta-feira que o governo Trump demitirá reguladores como o ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, Gary Gensler. Presidentes podem demitir chefes de agências federais, mas com algumas limitações. A Suprema Corte dos EUA decidiu na semana passada, em uma decisão temporária, que o governo Trump pode demitir membros de agências federais independentes, e sugeriu que isso não se aplica ao Federal Reserve (Fed), de acordo com reportagem da NBC News.
Gensler renunciou em janeiro, antes da posse de Trump. O novo presidente da SEC, Paul Atkins, nomeado por Trump, afirmou que planeja adotar uma nova abordagem para a regulamentação de criptomoedas na agência.
“Talvez a coisa mais importante que fizemos por esta comunidade foi rejeitar os reguladores e demitir Gary Gensler, e vamos demitir todos como ele”, disse Vance na quarta-feira.
Vance também mencionou brevemente suas reservas em bitcoin na quarta-feira. De acordo com divulgações financeiras previamente apresentadas, Vance, pelo menos antes de assumir o cargo, possuía até US$ 500.000 em bitcoin.
“Eu ainda possuo uma boa quantidade de Bitcoin hoje”, disse ele.
Fonte: TheBlock