O governador da Louisiana, Jeff Landry, assinou um projeto de lei para proibir as moedas digitais do banco central (CBDCs) e proteger a mineração de criptografia em 19 de junho.
O projeto de lei, HB 488, impede que as autoridades governamentais aceitem ou exijam pagamentos em CBDCs. Também proíbe as autoridades de participar dos testes da CBDC pelo Conselho de Governadores da Reserva Federal e outros órgãos do governo federal.
Garante a indivíduos e empresas a capacidade de aceitar criptografia para bens e serviços legais e para auto-custódia de criptografia em carteiras sem custódia e de hardware.
O restante do projeto de lei descreve regras sobre mineração de criptografia e operação de nós. Ele protege a mineração de criptografia doméstica em conformidade com as ordenanças locais de ruído. Permite a mineração comercial de criptografia em áreas de zonas industriais em conformidade com todas as portarias.
De acordo com a lei, operar um nó para se conectar a um protocolo blockchain ou um protocolo secundário, transferir criptografia no protocolo e apostar no protocolo são legais.
O procurador-geral da Louisiana pode agir contra fraudes e outras violações relacionadas à mineração e ao estacas como um serviço. Os participantes também devem cumprir a lei federal e estadual de valores mobiliários.
O projeto de lei também bloqueia que partes estrangeiras proibidas controlem as empresas de mineração digital e exige que as partes existentes se alienem até agosto de 2025. As partes estrangeiras proibidas que não cumprirem enfrentarão penalidades civis de até US$ 1 milhão ou 25% do interesse da parte estrangeira no negócio.
O projeto de lei altera a lei existente e entra em vigor em 1o de agosto.
Esforços de outros estados
Outros estados introduziram leis sobre as mesmas questões. Em maio, o governador de Oklahoma assinou um projeto de lei que protege os mineradores de criptografia e a autocustódia da criptografia. No mesmo mês, o governador de Montana assinou um projeto de lei proibindo os governos locais de proibir a mineração.
O Arkansas assinou dois projetos de lei em maio impondo ou permitindo restrições à mineração de criptografia após o sucesso de um projeto de lei mais brando em 2023.
Separadamente, vários estados estão abordando a possibilidade de um CBDC. A Ledger Insights disse em fevereiro que 11 estados tinham legislação pendente sobre o assunto, bloqueando a aceitação estatal do CBDC, rejeitando o CBDC como dinheiro, bloqueando a participação no julgamento estadual ou adotando outra abordagem.
No nível federal, a Câmara dos EUA aprovou um projeto de lei para impedir que o Federal Reserve crie e emita um CBDC sem a aprovação do Congresso. O Senado deve agora considerar o projeto de lei.
Fonte: Crypto Slate