Na sexta-feira, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) entrou com ações judiciais contra o Solana dApp Mango DAO e a Blockworks Foundation pela oferta e venda não registradas de US$ 70 milhões em tokens MGNO, que a agência considera como garantia de criptoativos.
Sem admitir ou negar as alegações, a Mango DAO concordou em pagar à SEC US$ 700.000 e destruir seus tokens MNGO.
A organização autônoma descentralizada (DAO) também pedirá que as exchanges interrompam a negociação de tokens MNGO.
A SEC também acusou a desenvolvedora do Mango DAO, Mango Labs LLC, de se envolver em atividade de corretora não registrada, acusações que também foram resolvidas.
Como parte de uma declaração, a SEC argumentou que o status DAO da Mango Market não alterou o fato de que os tokens MNGO deveriam ter sido registrados.
“Nossa opinião é que o rótulo ‘DAO’ não muda… se suas atividades precisam ser registradas”, disse o chefe interino da Unidade de Criptoativos e Cibernéticos da SEC.
Mango DAO – Outra vítima da repressão da SEC
A Mango DAO é a mais recente empresa/entidade de criptomoedas a cair nas garras da SEC, que tem lutado para exercer jurisdição sobre o setor desde 2022 e controlar um setor que, segundo ela, está repleto de descumprimentos das regras de valores mobiliários.
Em uma entrevista recente da SEC na CNBC , o presidente da SEC, Gary Gensler, argumentou que as dezenas de ações judiciais da empresa contra grandes participantes do setor têm como objetivo criar um ambiente seguro para os investidores.
“Este campo não sobreviverá por muito tempo se você não conseguir construir a confiança dos investidores nos mercados”, afirmou.
O presidente da SEC expressou, no passado, sua opinião de que praticamente todas as criptomoedas, exceto o Bitcoin, são títulos de criptoativos não registrados.
A agência aprovou relutantemente ETFs de Ethereum à vista no início do ano, uma admissão tácita de que eles também não veem o Ethereum como um título.
Os investidores em criptomoedas esperam que o próximo mandato presidencial dos EUA traga consigo uma política mais favorável para a indústria de criptomoedas. O governo Biden tem sido um firme defensor da postura agressiva da SEC contra criptomoedas.
O candidato presidencial republicano Donald Trump se declarou fervorosamente pró-criptomoedas em 2024, dando seu apoio ao Bitcoin e promovendo um projeto DeFi criado por um grupo envolvendo seus filhos chamado World Liberty Financial .
Enquanto isso, a atual vice-presidente e candidata presidencial democrata, Kamala Harris , não falou muito sobre criptomoedas, além de seu desejo de fomentar a inovação no setor.
Fonte: Cryptonews