- A Microsoft colocou uma “avaliação em investimento em bitcoin” na cédula de votação antes de sua reunião anual de acionistas de 2024 no início de dezembro.
- A empresa observa que o conselho de administração recomenda votar contra a proposta, em um documento protocolado na SEC.
A Microsoft aparentemente está considerando investir em bitcoin, de acordo com um documento da US Securities and Exchange Commission na quinta-feira. A empresa colocou o tópico como um “item de votação” em sua próxima reunião de acionistas agendada para 10 de dezembro.
A “Avaliação em Investimentos em Bitcoin” parece ter sido proposta pelo The National Center for Public Policy Research, um think tank conservador. A organização atua no conselho consultivo do Projeto 2025, que defende uma agenda política extremamente conservadora.
Incluído abaixo da proposta está o texto “O Conselho recomenda um voto CONTRA esta proposta”. No documento da SEC, a Microsoft observou que o conselho considera a proposta “desnecessária”, pois a administração da empresa “já considera cuidadosamente este tópico”.
“A equipe de Serviços Globais de Tesouraria e Investimentos da Microsoft avalia uma ampla gama de ativos investíveis para financiar as operações contínuas da Microsoft, incluindo ativos que devem fornecer diversificação e proteção contra a inflação, e para mitigar o risco de perdas econômicas significativas devido ao aumento das taxas de juros”, escreveu a empresa no Aviso de Reunião Anual de Acionistas e Declaração de Procuração de 2024. “Avaliações anteriores incluíram Bitcoin e outras criptomoedas entre as opções consideradas, e a Microsoft continua monitorando tendências e desenvolvimentos relacionados a criptomoedas para informar futuras tomadas de decisão.”
A empresa também observou que a volatilidade “é um fator a ser considerado na avaliação de investimentos em criptomoedas” e que já possui “processos em vigor para gerenciar e diversificar sua tesouraria corporativa”.
A Microsoft (ticker: MSFT) é a terceira maior empresa de tecnologia dos Estados Unidos, com uma capitalização de mercado de US$ 3,157 trilhões . Se a proposta fosse aprovada, a empresa seria a maior investidora de criptomoedas de capital aberto, ultrapassando a MicroStrategy e a Tesla .
De acordo com a lei de valores mobiliários , acionistas elegíveis que possuem uma certa quantia de capital podem propor itens a serem votados em uma reunião de acionistas, incluindo mudanças nas operações ou políticas da corporação e outras ações corporativas. A decisão final sobre essas propostas é normalmente tomada por maioria de votos dos acionistas, não do conselho de diretores.
Fonte: TheBlock