Quer receber novidades exclusivas do Cripto Investing? Assine a nossa Newsletter!

O CEO da Matter Labs prevê que a governança do ZKsync explorará mecanismos de acumulação de valor em um futuro próximo

Compartilharam
0
Visualizaram
0 k
Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Relacionados

  • O cofundador e CEO da Matter Labs, Alex Gluchowski, disse que prevê que a comunidade ZKsync começará a discutir mudanças no token ZKsync — como mecanismos de acúmulo de valor — em um futuro próximo.
  • Ele disse que a interoperabilidade na rede de cadeias baseadas em ZK abre uma nova dimensão de como isso pode acontecer.

O cofundador e CEO da Matter Labs, Alex Gluchowski, disse que acredita que a governança do ZKsync começará a discutir mudanças no token ZKsync em um futuro próximo, adicionando mais funcionalidades, como mecanismos que acumulam valor ao token.

“Bem, o token de governança é uma célula-tronco de um token”, disse Gluchowski no podcast The Crypto Beat , parte da rede de podcasts do The Block. “A governança sempre pode votar para atualizar a funcionalidade do token para qualquer outra coisa, para adicionar mais funcionalidade, para adicionar mais mecanismos de acúmulo de valor, para tornar as coisas mais interessantes.” Ele acrescentou que acha que essa discussão acontecerá em curto prazo na comunidade ZKsync e entre a governança mais ampla da Elastic Network.

A Elastic Network se refere à coleção de redes no ecossistema ZKsync que são capazes de interagir facilmente entre si, algo que é conhecido como interoperabilidade. Gluchowski disse que essa interoperabilidade abre uma nova dimensão do que é exigido de um token e como o acúmulo de valor — e a troca de valor entre a rede principal e o ecossistema mais amplo de cadeias — ocorrerá. “Então, sim, espero que haja grandes mudanças lá”, disse ele.

A acumulação de valor é uma questão-chave para muitos detentores de tokens porque se refere a quão bem um token se beneficia do crescimento de seu ecossistema. Isso pode ser feito por meio de uma rede ou protocolo que compartilha sua receita com detentores de tokens ou por meio da queima de tokens para reduzir o fornecimento. Por exemplo, quando as taxas de transação no Ethereum eram altas, isso levava a uma alta taxa de queima no processo de taxa de transação, resultando em uma queda no fornecimento — algo que normalmente é percebido como otimista para os preços dos tokens.

No entanto, com as redes da Camada 2 agora capazes de armazenar dados no Ethereum de forma mais barata, graças à introdução de pacotes de dados chamados blobs, e com algumas redes usando outras soluções de armazenamento como Celestia, essa queima diminuiu rapidamente. O fornecimento de Ethereum tem aumentado consistentemente desde abril de 2024 e agora é maior do que era quando o The Merge ocorreu (a mudança do Ethereum para proof of stake).

Sobre essa questão, Gluchowski disse que acha improvável que o Ethereum retorne aos altos níveis de taxas no pico de sua atividade econômica, quando a cadeia estava muito congestionada. Mas ele não vê isso como algo ruim. Em vez disso, ele argumentou que a comunidade Ethereum precisa se concentrar no ativo nativo do blockchain, ETH, como sendo a reserva de valor e a garantia nativa da economia emergente do Ethereum. 

“A proliferação de Layer 2s, tanto Layer 2s públicas, Layer 2s orientadas para degen para capital de risco e Layer 2s orientadas para empresas/institucionais para grande capital institucional vai transformar o Ethereum na Internet do valor, a economia global que está acontecendo onchain”, ele disse. “Então, nesta economia, não há melhor ativo do que ETH para servir como garantia nativa e servir como um estoque nativo de valor.”

Gluchowski acrescentou que o ecossistema da Camada 2 precisa se coordenar melhor para garantir que ele crie mecanismos que canalizem valor de volta para o Ethereum — e ele disse que o Matter Labs compartilhará algumas ideias no final deste mês sobre como isso pode ser feito.

Fonte: TheBlock

Compartilhe:

Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email