Quer receber novidades exclusivas do Cripto Investing? Assine a nossa Newsletter!

VCs expressam ceticismo em relação a projetos de cripto-IA: ‘Quase todo mundo perderá muito dinheiro’

Compartilharam
0
Visualizaram
0 k
Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Relacionados

  • Dois importantes capitalistas de risco em criptomoedas expressaram ceticismo em relação a projetos que estão surgindo na intersecção entre criptomoedas e IA durante um painel na conferência Emergence do The Block em Praga. 
  • O sócio geral da Dragonfly, Rob Hadick, destacou os investimentos em projetos baseados em agentes de IA como uma área particularmente arriscada para investidores de capital de risco, argumentando: “Quase todo mundo perderá muito dinheiro”. 
  • David Pakman, diretor administrativo da CoinFund, concordou que projetos que esperam descentralizar partes importantes da pilha de IA dificilmente perturbarão os principais participantes centralizados neste ciclo. 

Embora o potencial dos projetos que trabalham na intersecção entre criptomoedas e IA tenha impulsionado investimentos em larga escala tanto do varejo quanto de capital de risco, dois importantes capitalistas de risco expressaram ceticismo em relação ao potencial dos projetos de criptomoedas de atrapalhar os principais players de IA neste ciclo, implorando aos desenvolvedores que “sigam os incentivos”. 

“A criptomoeda tem um problema de pegar coisas que existem muito, muito bem fora da cadeia, e piorá-las, e colocá-las na cadeia, e vendê-las para pessoas que já estão na cadeia”, disse Rob Hadick, sócio geral da empresa de capital de risco focada em criptomoedas Dragonfly. “Vemos isso em todas as classes de ativos, todas as narrativas… muito do que está acontecendo nesse crossover IA/cripto é basicamente isso.” 

Os painelistas, que falaram na primeira conferência Emergence do The Block em Praga na sexta-feira , argumentaram desde o início que o valor mais provável que a IA trará para as criptomoedas é simplesmente ajudar os desenvolvedores a se tornarem mais eficientes na codificação, já que o desenvolvimento de software continua sendo um elemento central da esfera das criptomoedas. 

“A IA é uma revolução técnica e de software massiva”, disse David Pakman, diretor administrativo da CoinFund. “Estamos construindo muito software em Web3, e devemos nos beneficiar do uso da IA ​​em um monte de diferentes aplicativos descentralizados, tanto em infraestrutura e segurança quanto na maneira como os aplicativos do usuário se comportam.”

No entanto, quando se trata de desafiar os poucos, grandes e centralizados players no espaço da IA ​​— da OpenAI à Anthropic, e da Microsoft ao Facebook — os dois VCs concordaram amplamente que os sistemas de IA descentralizados dificilmente ultrapassarão esses players centralizados neste ciclo. 

“Nós [Dragonfly] gostamos de ver um pouco de ajuste produto-mercado… temos sido realmente céticos em relação a essa ideia de que haverá um mercado em torno de coisas como treinamento descentralizado… fazendo qualquer coisa em torno de modelos em cadeia, ou ML em cadeia”, disse Hadick. “Fizemos alguns investimentos… um especificamente no lado da computação de ponta, pensando em modelos locais, onde eles são especificamente para cargas de trabalho insensíveis à latência.” 

Pakman concordou que projetos descentralizados provavelmente não interromperiam os players centralizados neste ciclo, mas elogiou os construtores que tentam desenvolver sistemas alternativos. ” Se quisermos ter um futuro de IA altamente centralizada, devemos continuar no caminho atual em que estamos”, disse Pakman, “Mas se quisermos um futuro alternativo, onde os recursos de computação para treinar modelos de IA realmente grandes sejam mais descentralizados e talvez distribuídos democraticamente para acesso, então devemos falar sobre as maneiras maravilhosas que a Web3 faz para descentralizar o acesso a uma pilha de tecnologia ou hardware.” 

Os agentes de IA são superestimados?

Enquanto outros VCs da Emergence expressaram entusiasmo em relação a agentes de IA, ou programas de IA projetados para completar tarefas complexas em nome de humanos, mas sem sua orientação ou intervenção contínua, Hadick destacou projetos baseados em agentes como uma área em relação à qual ele se sente particularmente cético. 

“Fizemos um investimento em torno do lado do agente… é provavelmente um mercado de vencedor-leva-a-maior-ou-vencedor-leva-tudo”, disse Hadick. “Acho que haverá dezenas de milhões, se não centenas de milhões de dólares em capital de risco criptográfico que vão para esse espaço. Acho que quase todo mundo vai perder muito dinheiro”, continuou Hadick, comparando o hype do agente ao entusiasmo em torno de projetos de jogos criptográficos em 2021. 

Pakman discordou um pouco, explicando como um futuro baseado em agentes pode levar à sinergia entre IA e criptomoedas. 

“Uma coisa em que somos ótimos em cripto é apontar para a próxima coisa… em vez de celebrar o que está realmente funcionando”, disse Pakman. “Finalmente temos pagamentos e o uso de cripto para pagamentos e transferências de dinheiro, então um lugar na intersecção de cripto e IA onde acho que podemos ser realmente úteis hoje é se tivermos um futuro baseado em agentes… esses agentes precisarão interagir com dinheiro. Eles precisarão fazer pagamentos em seu nome, ou você precisará pagar para usá-los… a cripto é um substrato ideal para usar como uma forma de pagamento de agente para agente e de humano para agente. “

Fonte: TheBlock

Compartilhe:

Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email