- Analistas da QCP Capital preveem mais medidas de estímulo chinesas que podem impulsionar ativos de risco, incluindo criptomoedas.
- A China anunciou uma série de medidas de estímulo na terça-feira que elevaram os índices de ações globais — mas até agora não conseguiram tirar o mercado de criptomoedas de sua atual estagnação.
Analistas da QCP Capital preveem que medidas adicionais de estímulo da China criarão um ambiente mais otimista para ativos de risco, incluindo criptomoedas.
“Acreditamos que mais flexibilização está vindo do Banco Popular da China (PBoC), e eles comunicaram isso, e combinado com o Federal Reserve dos EUA se juntando ao ciclo de corte global, todos os principais bancos centrais, exceto o Banco do Japão, estão agora prontos para injetar mais liquidez no mercado. O espaço macro continua a parecer cada vez mais otimista para ativos de risco, incluindo cripto”, disseram analistas da QCP Capital.
Os analistas acreditam que, devido a vários fatores positivos que impulsionam o mercado, um potencial aumento futuro nos preços das criptomoedas pode pegar muitos investidores desprevenidos. “Sabemos o quão explosivos os preços das criptomoedas podem ser, e com tantos catalisadores otimistas, achamos que o próximo movimento de alta deixará muitas pessoas surpresas e marginalizadas”, acrescentaram.
Na terça-feira, o banco central da China lançou um conjunto abrangente de políticas projetadas para rejuvenescer os mercados imobiliário e de ações em dificuldades. Essas medidas parecem ser eficazes, com o SSE Composite Index subindo 1,16%, um aumento de 33,18 pontos para fechar em 2.896,31.
As ações europeias se recuperaram pelo segundo dia, com setores ligados à economia chinesa vendo ganhos notáveis, já que o estímulo da China alimentou o sentimento generalizado de risco. Em Londres, o FTSE 100 fechou em alta de 0,35%, enquanto o STOXX Europe 600 subiu 0,11%. Na terça-feira, o S&P 500 fechou em alta de 0,25%, o Dow Jones aumentou 0,20% e o Nasdaq subiu 0,56%.
Apesar desse desempenho positivo nos mercados de ações dos EUA, o valor de mercado global de criptomoedas caiu para US$ 2,34 trilhões, refletindo um declínio de 0,9% nas últimas 24 horas.
O analista do BRN, Valentin Fournier, observou que o influxo de liquidez das medidas de estímulo da China provavelmente impulsionará ganhos em ativos digitais de menor capitalização de mercado à medida que a alta avança, enfatizando que “identificar os projetos certos para investir agora será crucial para capitalizar a próxima temporada de altcoins”.
“Atualmente, o bitcoin está se estabilizando abaixo de $64.000, e há inúmeras posições vendidas no mercado que podem ser comprimidas, contribuindo para o momentum ascendente”, ele continuou. “Embora alguns indicadores sugiram uma alta sustentada à medida que nos aproximamos do fim do ano, os investidores devem permanecer cautelosos, pois as condições de sobrecompra podem desencadear uma queda potencial.”
Os analistas da QCP Capital também apontaram que a diferença nos rendimentos entre as notas do Tesouro dos EUA de 2 e 10 anos sinaliza o potencial para um sentimento maior em relação aos ativos de risco. “Vimos o spread de rendimento entre as notas do Tesouro dos EUA de 2 e 10 anos continuar a aumentar no mês passado, subindo 40 bps e agora sendo negociadas a 21 bps. Um spread crescente geralmente sugere otimismo sobre o crescimento econômico, o que dá suporte aos ativos de risco no médio e longo prazo”, disseram eles.
Fonte: TheBlock