A Taurus fez uma parceria com a Aktionariat para lançar o primeiro mercado secundário regulamentado para PMEs.
A Taurus SA , uma provedora suíça de infraestrutura de ativos digitais apoiada pelo Deutsche Bank e pelo Credit Suisse , fez uma parceria com a plataforma suíça de tokenização de ações Aktionariat AG para criar o primeiro mercado secundário regulamentado para ações tokenizadas de pequenas e médias empresas (PMEs).
De acordo com o comunicado à imprensa, a Taurus dará suporte a ações selecionadas tokenizadas com Aktionariat na blockchain Ethereum .
Ao mesmo tempo, a Aktionariat oferecerá um caminho para que empresas clientes comecem a negociar na Taurus Digital Exchange (TDX) .
As empresas se tornam elegíveis para admissão no TDX à medida que crescem em capitalização de mercado e atendem a critérios específicos, disse a Taurus.
A colaboração será lançada em novembro.
Com essa medida, as primeiras PMEs tokenizadas pela Aktionariat começarão a negociar na TDX.
Enquanto isso, a parceria combina a tecnologia de negociação de nível institucional da Taurus com a proficiência da Aktionariat na tokenização de ações de empresas suíças, acrescentou.
O objetivo é “aumentar a liquidez e desbloquear valor para PMEs tokenizadas e seus acionistas, fornecendo acesso à rede de bancos, investidores profissionais e clientes de varejo da TDX”.
Além disso, o CMO da Taurus, Victor Busson, comentou que a colaboração ajuda a criar um ecossistema forte para emissores e investidores. Ela “demonstra como a tokenização pode aumentar a liquidez e a acessibilidade para o mercado de capital privado”.
A RealUnit Schweiz está entre os primeiros emissores
A Taurus argumenta que comprar segurança privada deve ser simples e “tão direto quanto comprar um livro online”. Isso inclui patrimônio, dívida ou outros ativos, incluindo fundos e imóveis –
Portanto, esta última parceria com a Aktionariat corresponde à visão mais ampla da Taurus de digitalizar mercados privados e tornar o capital privado mais acessível aos investidores, afirmou.
Com isso em mente, após a parceria, uma das primeiras PMEs tokenizadas a ser admitida para negociação na TDX é a empresa de investimentos focada em imóveis RealUnit Schweiz AG .
A RealUnit tokenizou suas ações com a Aktionariat em abril de 2022. Isso permitiu que investidores mantivessem as ações em qualquer carteira baseada em Ethereum.
Além disso, o press release disse que a empresa habilitou uma novidade no mercado de capitais suíço. Ou seja, deu aos investidores uma escolha entre ações ao portador clássicas e ações registradas como tokens.
O CMO da Taurus, Victor Busson, comentou que a empresa de valores mobiliários está “particularmente animada com o potencial de empresas como a RealUnit alavancarem nossa plataforma, mostrando os benefícios tangíveis da tokenização para emissores e investidores”.
Segundo a Taurus, várias outras empresas se juntarão em 2025 com a expansão do ecossistema de PMEs tokenizadas.
O CEO da RealUnit, Dani Stüssi, acrescentou que esta é uma das primeiras empresas suíças a oferecer instrumentos tokenizados.
Negociar na TDX é “um próximo passo natural” na “jornada da empresa para aumentar a acessibilidade e a liquidez” para seus investidores e abrir acesso a investimentos em ativos reais gerenciados ativamente.
Enquanto isso, mais de 30.000 acionistas registrados e 70 emissores usam o Aktionariat, disse a empresa.
Seu conjunto de produtos abrange um aplicativo de portfólio para investidores, um registro automatizado de acionistas para emissores e ferramentas baseadas na web para “organizar as relações” entre os dois.
Segundo o CEO Murat Ögat, a Aktionariat quer permitir que as empresas aproveitem o poder do financiamento baseado em blockchain.
“Embora já ofereçamos ferramentas para permitir a venda e negociação informal limitada de security tokens, há uma falta de marketplaces licenciados para security tokens. A Taurus preenche essa lacuna com seu marketplace digital”, concluiu Ögat.
Fonte: Cryptonews