Quer receber novidades exclusivas do Cripto Investing? Assine a nossa Newsletter!

Swift deve iniciar testes bancários ao vivo de transações de ativos digitais em 2025

Compartilharam
0
Visualizaram
0 k
Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Relacionados

  • Swift disse que os bancos começarão os testes ao vivo de transações de ativos digitais e moedas em sua rede no ano que vem.
  • Esta é a primeira vez que a Swift irá além da experimentação com transações de blockchain em ambientes de teste para liquidações no mundo real.

A partir do ano que vem, Swift disse que bancos na América do Norte, Europa e Ásia começarão testes ao vivo de transações de ativos digitais e moedas em sua rede global de mensagens, que atende mais de 11.500 instituições financeiras.

A Swift já experimentou transações de blockchain em ambientes de teste. No entanto, os testes do ano que vem pilotarão uma versão avançada de sua infraestrutura capaz de orquestrar transações de ativos digitais e moedas do mundo real em redes pela primeira vez, de acordo com uma declaração da empresa na quinta-feira.

Os testes ao vivo aproveitarão a rede global existente da Swift e interligarão várias plataformas de moeda digital e tradicional, fornecendo um sistema único para os bancos realizarem transações internacionais com moedas digitais e fiduciárias, explicou a empresa.

Os testes são projetados para demonstrar como as instituições financeiras podem transacionar de forma intercambiável entre tipos de ativos e moedas existentes e emergentes usando sua conexão Swift atual. “As instituições financeiras globais terão a capacidade de usar a plataforma global da Swift para conduzir transações piloto para a liquidação de ativos e moedas digitais”, disse a empresa.

Passando da experimentação para a realidade

O anúncio segue uma série de experimentos recentes da Swift, trabalhando com a empresa de serviços web3 Chainlink como uma camada de abstração empresarial para conectar sua rede à rede de teste Ethereum Sepolia. Os experimentos demonstraram que a Swift poderia fornecer um único ponto de acesso a múltiplas redes de blockchain públicas e privadas, o que também poderia dar suporte a instituições criando ativos tokenizados e o desenvolvimento de moedas digitais de bancos centrais — atualmente sendo exploradas por 134 países.

“Para que ativos e moedas digitais tenham sucesso em escala global, é essencial que eles possam coexistir perfeitamente com formas tradicionais de dinheiro”, disse o diretor de inovação da Swift, Tom Zschach. “Com nosso vasto alcance global, estamos posicionados de forma única para unir formas de valor emergentes e estabelecidas, e agora estamos focados em demonstrar isso em aplicações tradicionais do mundo real.”

Um objetivo fundamental dos testes é abordar o aumento de plataformas digitais desconectadas que podem dificultar a adoção generalizada de novas formas de valor, de acordo com a empresa. “Embora a escala seja impressionante, sem interconectividade entre plataformas, a adoção global deve permanecer fragmentada”, disse Swift.

“À medida que novas formas de valor surgem, nossa intenção é continuar oferecendo à nossa comunidade a capacidade de fazer e rastrear transações de todos os tipos de ativos sem problemas, usando a mesma infraestrutura segura e resiliente que é essencial para suas operações hoje”, acrescentou Zschach.

Fonte: TheBlock

Compartilhe:

Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email