Criptomoedas alternativas, ou altcoins, lideram a carga do mercado de ativos digitais na sexta-feira, depois que as preocupações geopolíticas diminuíram e um relatório de empregos nos EUA colocou os temores de recessão para a cama por enquanto.
Os tokens {{TAO}} do Bittensor’s, Render (RNDR) do protocolo focado em inteligência artificial, subiram 14% e 8% nas últimas 24 horas, enquanto o CoinDesk Computing Index, que rastreia vários tokens relacionados à IA, foi o maior ganhador entre os setores de criptografia.
Notavelmente, o gerente de ativos Grayscale aumentou o peso do TAO em seu fundo criptográfico descentralizado focado em IA para 27% de 3% em julho, enquanto adicionava o Gráfico (GRT) substituindo o Livepeer (LPT).
O Bitcoin subiu constantemente durante o horário de negociação dos EUA para US$ 62.300, um aumento de 2,2% durante o dia. A referência de criptografia de mercado amplo Coindesk 20 Index subiu 4,2% durante o mesmo período, ressaltando que as altcoins superaram o BTC.
Talvez ajudando a mudança tenha sido um relatório do mercado de trabalho dos EUA muito mais forte do que o previsto, que adicionou 251.000 empregos em setembro, explodindo estimativas anteriores de 140.000. A taxa de desemprego diminuiu para 4,1%, acalmando as preocupações de uma recessão iminente.
O sentimento positivo também se ondulava pelo mercado de ações, com os índices S&P 500 e Nasdaq fechando o dia com 0,9% e 1,2% mais alto, respectivamente. O rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA a 10 anos saltou 13 pontos base para pouco menos de 4%, enquanto o índice do dólar americano subiu para seu nível mais forte desde meados de agosto. Seguindo o relatório, os investidores agora esperam esmagadoramente um corte menor de juros de 25 pontos base do Federal Reserve em novembro.
“O Bitcoin e a cauda mais longa dos ativos criptográficos são sensíveis aos dados do mercado de trabalho porque influenciam a decisão do Fed sobre cortes de taxas, o que, por sua vez, tem um impacto positivo no BTC à medida que os custos de empréstimos caem”, disse Leena ElDeeb, analista de pesquisa do gerente de ativos digitais 21Shares. “Esperamos que os fluxos comecem a se recuperar após a escalada das tensões geopolíticas que abalaram o mercado na semana passada.”
Fonte: CoinDesk