- “distribuição inicial” deve ocorrer dentro de 60 dias da data efetiva, disse a FTX na segunda-feira.
- A FTX também trabalhará com a Kraken e a BitGo para distribuir fundos, disse o devedor.
Os clientes afetados pelo colapso da exchange de criptomoedas FTX poderão receber distribuições de falência por meio da Kraken e da BitGo, já que o plano deve entrar em vigor em 3 de janeiro de 2025.
A “distribuição inicial” deve ocorrer dentro de 60 dias da data efetiva, disse a FTX em um comunicado na segunda-feira .
“Nos últimos dois anos, nossa equipe de profissionais trabalhou meticulosamente e eficientemente para recuperar bilhões de dólares para chegar a esse ponto”, disse o CEO da FTX Debtors, John J. Ray lll. “O Plano entrando em vigor em janeiro de 2025 e o início das distribuições são reflexos do sucesso extraordinário dos esforços de recuperação.”
Anteriormente, um representante do maior grupo credor da FTX, Sunil Kavuri, observou que a FTX postou dois parceiros de distribuição, Kraken e BitGo, com um terceiro chegando em breve. Os fundos também podem ser distribuídos por meio de stablecoins, acrescentou Kavuri.
Em uma declaração , a Kraken observou que foi escolhida para ajudar a distribuir fundos para os credores da Mt. Gox no ano passado. A Mt. Gox foi fundada em 2010 e se tornou a maior exchange de bitcoins do mundo até sofrer uma violação de segurança em 2014 que causou a perda de 850.000 bitcoins.
“Para provar que apoiamos as participações em contas de clientes com ativos em espécie, totalmente reservados, fomos pioneiros no processo de Prova de Reservas em 2014 e nos comprometemos a realizá-lo regularmente desde janeiro de 2022”, disse Kraken na segunda-feira. “Em 2014, fomos solicitados a apoiar a investigação após o colapso do Mt. Gox e em 2024 fomos selecionados para apoiar a distribuição de fundos aos credores do Mt. Gox.”
A BitGo disse que “protegeu bilhões em criptoativos para instituições, priorizando a segurança e a transparência acima de tudo”.
“A BitGo tem orgulho de dar suporte à FTX”, disse o CEO Mike Belshe na declaração. “Com nossa reputação de longa data como a escolha mais segura do setor, trabalhamos duro para levar serviços de nível institucional para clientes de varejo e institucionais, garantindo aos usuários a tranquilidade de que precisam para gerenciar e aumentar seus ativos com segurança.”
O juiz John Dorsey no Tribunal de Falências dos EUA para o Distrito de Delaware aprovou o plano de falência da FTX em outubro, dois anos após a bolsa ter entrado com pedido de falência. Sob o plano , 98% dos credores receberão pelo menos 118% do valor de sua reivindicação em dinheiro.
Cerca de 94% dos credores na classe de “reivindicações de direitos de clientes pontocom” que devolveram suas cédulas — representando cerca de US$ 6,83 bilhões em reivindicações por valor — votaram a favor do plano de reorganização, de acordo com reportagens anteriores do The Block .
O plano também recebeu críticas de Kavuri, que disse que o espólio deveria pagar criptomoedas em espécie, em vez do valor em dólares, quando a bolsa entrou com pedido de falência em 2022.
A FTX entrou com pedido de falência no final de 2022. O CEO da bolsa, Sam Bankman-Fried, foi considerado culpado em novembro de 2023 de sete acusações criminais, incluindo duas acusações de fraude eletrônica e conspiração para cometer fraude eletrônica, e foi condenado a quase 25 anos de prisão. A empresa de negociação irmã Alameda também caiu posteriormente, e sua CEO Caroline Ellison foi condenada a dois anos por seu papel na queda da FTX.
Fonte: TheBlock