Quer receber novidades exclusivas do Cripto Investing? Assine a nossa Newsletter!

Polymarket diz que ataque de governança por baleia da UMA para sequestrar resolução de aposta é ‘sem precedentes’

Compartilharam
0
Visualizaram
0 k
Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Relacionados

  • A Polymarket reconheceu um ataque de governança envolvendo um grande detentor de tokens UMA que manipulou seu oráculo para influenciar uma resolução de mercado.
  • A Polymarket disse que o mercado se resolveu contra as expectativas, mas declarou que não emitiria reembolsos, pois não foi considerado uma falha de mercado.

A plataforma de previsão de mercado baseada em criptomoedas Polymarket disse estar “ciente” do suposto ataque de governança em uma de suas apostas, possivelmente envolvendo a manipulação de seu provedor de oráculo UMA.

Entre 24 e 25 de março, uma aposta de US$ 7 milhões da Polymarket , “A Ucrânia concorda com o acordo mineral de Trump antes de abril?”, aumentou de apenas 9% de chance de sim para 100%, gerando controvérsia e especulações de manipulação coordenada. 

A aposta de US$ 7 milhões resultou em um “sim”, apesar da Ucrânia ainda não ter concordado oficialmente com o acordo do presidente dos EUA, Donald Trump, que visa obter acesso aos recursos minerais essenciais da Ucrânia.

Vários usuários do Polymarket alegaram nas plataformas de mídia social X e Reddit que uma “baleia UMA” — uma grande detentora de tokens UMA determinantes dos votos do Polymarket — deu um número significativo de votos para produzir uma resolução a seu favor. 

“Você deve parar de apostar no Polymarket”, escreveu o usuário X @Web3Marmot. “Os resultados do evento são determinados por um grupo de usuários influentes que garantem posições e então votam a favor delas, independentemente dos resultados reais.”

Em resposta, a Polymarket  postou em seu servidor Discord, admitindo que o mercado foi resolvido contra as expectativas. No entanto, a Polymarket disse que não emitirá reembolsos aos apostadores, pois “não foi uma falha de mercado”.

“Esta é uma situação sem precedentes, e estivemos em salas de guerra o dia todo, internamente e com a equipe da UMA, para garantir que isso não aconteça novamente”, disse um membro da equipe da Polymarket em seu canal do Discord na quarta-feira.

A aposta foi resolvida de forma contrária ao evento real

UMA, ou Universal Market Access, é um oráculo otimista que a Polymarket usa para determinar os resultados dos mercados de previsão. 

O Polymarket permite que qualquer um publique uma resolução para uma aposta apostando um título de $750 em USDC.e, que pode ser contestado. Quando as resoluções de mercado são contestadas, o sistema oracle permite que os detentores de tokens UMA participem de uma votação descentralizada para determinar o resultado final.

“O Polymarket deveria ser uma máquina de verdade descentralizada, mas agora uma baleia anônima pode votar de qualquer maneira para manipular o resultado”, escreveu outro usuário chamado @0xcoconutt . “Isso é perigoso e um modelo terrível que deve ser modificado.”

A Polymarket buscou feedback da comunidade em seu canal do Discord sobre medidas potenciais para evitar futuras explorações da plataforma sem delinear ações específicas que tomaria. Ela disse que anunciaria mais detalhes e desenvolveria soluções para regras mais transparentes.

O protocolo já enfrentou críticas por decisões subjetivas em resultados de mercado controversos.

No ano passado, a Polymarket anulou a resolução da UMA para uma aposta de mercado sobre se Barron Trump estava envolvido na memecoin DJT baseada em Solana. Apesar da UMA resolver o mercado para ‘Não’, a Polymarket anulou o resultado, levando à especulação sobre influência indevida de grandes detentores de tokens da UMA.

A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA disse anteriormente em seu processo legal contra Kalshi que mercados de previsão não regulamentados, incluindo o Polymarket, são propensos à manipulação. 

Fonte: TheBlock

Compartilhe:

Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email