- O Bitcoin e as principais altcoins foram negociados em baixa após a divulgação de dados macroeconômicos dos EUA na quarta-feira.
- O PIB do primeiro trimestre contraiu pela primeira vez desde 2022, enquanto o indicador de inflação preferido do Federal Reserve se alinhou com as expectativas dos especialistas.
- Analistas disseram que o Fed poderia implementar cortes nas taxas em sua reunião de política monetária em maio, após a última atualização econômica.
Relatórios macroeconômicos dos EUA aumentaram a pressão sobre o bitcoin e o mercado de criptomoedas na quarta-feira, à medida que dados estagflacionários se juntaram aos números regressivos do PIB e ao crescimento moderado de empregos no setor privado.
O emprego no setor privado aumentou em apenas 62.000 vagas em abril, abaixo dos 108.000 esperados e bem abaixo dos 147.000 de março, de acordo com dados de emprego da ADP.
O PIB dos EUA no primeiro trimestre recuou 0,3%, marcando a primeira leitura negativa desde 2022, em comparação com o crescimento esperado de 0,2%. No entanto, a inflação estagnou, de acordo com o índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE), que também é o indicador principal do Fed para decisões sobre taxas de juros. O PCE de março aumentou para 2,3% na comparação anual (YoY), pouco abaixo da alta prevista de 2,2%. O núcleo do PCE, excluindo custos de alimentos e energia, correspondeu à previsão econômica de 2,6% YoY, mas ficou abaixo dos dados revisados de fevereiro, de 3,0%.
Após a notícia, o bitcoin caiu brevemente abaixo de US$ 94.000 e caiu 1%. As principais altcoins, como ether e solana, também sofreram quedas, contribuindo para uma retração geral do mercado de quase 4%. O setor havia se recuperado ligeiramente até o momento da publicação deste texto, de acordo com a página de preços do The Block . Nos mercados tradicionais, as ações monitoradas pelo S&P 500, Nasdaq Composite, Dow Jones e NYSE Composite também apresentaram perdas no dia.
Reunião de política de maio
Os sinais econômicos mistos de quarta-feira trouxeram novas incertezas, disse David Hernandez, especialista em investimentos em criptomoedas da 21Shares, ao The Block por e-mail. Hernandez opinou que o Federal Reserve pode estar inclinado a cortar as taxas de juros e fornecer alívio financeiro.
“Os contratos futuros de fundos do Fed agora refletem uma probabilidade maior de cortes de juros em 4+ neste ano, enquanto o Fed oscila entre inflação reduzida e sinais claros de desaceleração econômica”, disse Hernandez. “Esse delicado equilíbrio será fundamental para a dinâmica do mercado nas próximas semanas.”
Taxas de juros mais baixas podem ser benéficas para o bitcoin e ativos de risco, disse o Dr. Kirill Kretov, especialista sênior em automação da CoinPanel, ao The Block. Kretov afirmou que o dólar enfraquecido, a maior liquidez proporcionada pela política monetária mais flexível e os rendimentos mais baixos dos títulos do Tesouro americano oferecem um “cenário macroeconômico mais favorável” para o BTC e as criptomoedas.
“Com a surpresa de -0,3% do PIB e a crescente pressão do presidente Trump sobre o Fed para uma política mais flexível, a mudança para uma política mais moderada parece ainda mais provável”, acrescentou Kretov. “Com os riscos tarifários diminuindo em algumas áreas e a liquidez do Bitcoin ainda escassa, mesmo entradas modestas podem levar o BTC a uma forte alta. É um mercado preparado para alta, mas também hipersensível a mudanças macroeconômicas.”
O Federal Reserve dos EUA deve se reunir nos dias 6 e 7 de maio para decidir se o banco central cortará, manterá ou aumentará a taxa de financiamento atual.
Fonte: TheBlock