Você deve saber que o dólar americano foi espancado este ano.
O índice DXY — que precifica o dólar em relação a uma cesta de moedas — caiu 12% desde meados de janeiro, praticamente apagando todos os seus ganhos nos últimos cinco anos.
Concedido, DXY tem seus problemas. Está fortemente inclinado para a taxa de câmbio do dólar na Europa, com mais da metade de seu peso atribuído ao euro, bem como cerca de 20% distribuídos de forma desisimável pela libra esterlina, coroa sueca e franco suíço.
O iene japonês é a única moeda em destaque da Ásia, com cerca de 14%. O renminbi está completamente excluído, e o dólar americano caiu apenas cerca de 2,5% em relação ao yuan desde meados de janeiro.
A linha laranja é BTC/USD, a linha roxa é BTC/USD ajustada para a volatilidade do DXY a partir de um ano atrás, e a linha azul é DXY.
Como você pode ver, isso rapidamente fica confuso. O Bitcoin subiu quase 12% nos últimos seis meses, enquanto o DXY caiu quase a mesma porcentagem. Isso significa que o bitcoin é quase igual?
Bem, seja há mais de cinco anos, três ou um, o BTC/USD está superando muito os principais ativos e benchmarks.
O Bitcoin (preço em dólares americanos) está superando o petróleo bruto, o ouro, o S&P 500 e o Nasdaq 100.
Não mostrado: bitcoin seguindo as ações da Nvidia nos horizontes de três e cinco anos.
Em vez disso, vamos ver o preço do bitcoin, denominado em cada um desses majors. É semelhante a como medimos o preço da ETH em termos de BTC com a relação ETH/BTC.
A proporção do Bitcoin com o S&P 500, Nasdaq 100 e petróleo bruto atingiu o topo no final de maio, e ainda estamos com pouco de todos os três.
Isso está de acordo com a posição atual do bitcoin em relação ao dólar americano (em termos brutos em dólares, não DXY), apenas 2% a menos de um novo recorde de preços.
Felizmente, existem muitos tipos diferentes de máximos de todos os tempos.
A relação ouro/bitcoin, no entanto, está quase 20% abaixo de sua alta de todos os tempos de uma semana antes do Natal de 2024.
Mas o que seria deste boletim informativo sem algo para comemorar?
Quando o bitcoin atingiu US$ 110.500 no início desta manhã, na Coinbase, essa foi na verdade uma alta de todos os tempos contra o DXY — 1139,58 — cerca de 2% maior do que o pico anterior no final de maio.
Uma pequena vitória, considerando as falhas do DXY. Mas uma vitória é uma vitória.
Fonte: Blockworks