AAVE, o token nativo da plataforma descentralizada de empréstimos de criptografia Aave, subiu mais de 45% para US$ 135 em quatro semanas, superando todas as outras 100 principais criptomoedas por valor de mercado, incluindo os líderes de mercado bitcoin (BTC) e éter (ETH).
Tal tem sido o viés do investidor para a AAVE que o HNT da Helium está em uma segunda posição distante com um ganho de preço de 26%, de acordo com a fonte de dados Coingecko.
O rally de preços da AAVE começou no final de julho, depois que o fundador da Iniciativa Aave-Chan, Marc Zeller, propôs uma troca de taxa para distribuir parte da receita líquida excedente da plataforma para os atores críticos do ecossistema e comprar de volta tokens do mercado secundário.
“Tem havido especulações de que a AAVE poderia ativar sua ‘mudança de taxa’ para redistribuir o excesso de receita gerada pela plataforma para os estacadores. Isso segue uma proposta destinada a buscar feedback de governança sobre o potencial do protocolo de comprar de volta tokens usando receita excedente e redistribuí-los para os stakers da AAVE e os minters de sua moeda estável, GHO”, disse Joshua de Vos, líder de pesquisa do provedor de dados e índices de ativos digitais CCData, com sede em Londres, à CoinDesk.
“Isso aumentou o sentimento do mercado em torno do projeto, com a possibilidade de novos incentivos para manter e apostar AAVE”, acrescentou Vos.
Outra proposta pediu a substituição do processo de liquidação de empréstimos “apreensão e venda” que afeta negativamente o preço da AAVE por um mecanismo de “apreensão e queima” que a moeda estável GHO e aTokens da AAVE, representando ativos depositados no protocolo.
De acordo com Katie Talati, chefe de pesquisa da Arca, essa chamada proposta Umbrella poderia aliviar as pressões do lado da venda para a AAVE no mercado.
“A proposta visa criar um novo sistema, chamado Umbrella, que usaria uma variedade de ativos para cobrir “dívida incobrável” no protocolo (quando uma posição é liquidada e a garantia não cobre o custo da liquidação) em vez de usar apenas o token AAVE para cobrir dívidas incobráveis. O novo sistema, portanto, aliviaria parte da pressão de venda na AAVE”, disse Talati em uma nota no final de julho.
A agência Web3 Deelabs explicou no X que as recompras criariam uma pressão de alta persistente no mercado e a Umbrella eliminaria o impacto negativo no preço da AAVE durante as liquidações de empréstimos. “Isso apenas arranha a superfície. Há muito mais nesta proposta”, disse Deelabs.
Essas propostas destinadas a revisar a tokenômica da AAVE e o gerenciamento de risco do protocolo galvanizaram o interesse institucional no token, disse a empresa de comércio algorítmico Wintermute.
“A discussão sobre a atualização da tokenômica trouxe mais olhos no protocolo em julho, e geralmente é visto como um ativo de defi ‘blue chip’ que acompanha o crescimento da criptografia em geral. Além disso, grandes fundos foram alocados e notas de pesquisa foram escritas para seus investidores”, disse Wintermute à CoinDesk.
“Também vimos um fluxo OTC semelhante no nome de contrapartes institucionais que querem obter exposição”, acrescentou Wintermute.
Aave também é o principal protocolo em termos de receita e taxas obtidas nas últimas quatro semanas. De acordo com dados rastreados pelo TokenTerminal, a Aave gerou mais de US$ 27 milhões em taxas, superando outros protocolos de empréstimo e empréstimo.
Como tal, alguns na comunidade criptográfica acreditam que o token está subvalorizado.
Fonte: CoinDesk