Após cair durante toda a semana, o bitcoin atingiu o fundo na última quinta-feira, por volta de US$ 60.000, antes de uma enorme alta na última sexta-feira que elevou o preço em quase 20%, chegando a pouco menos de US$ 72.000. No entanto, essa recuperação está cada vez mais parecendo do tipo “gato morto”.
No meio da manhã do comércio nos EUA, o bitcoin apresenta nova queda acentuada, sendo negociado pouco abaixo de $66.000, com uma desvalorização superior a 4% nas últimas 24 horas. Ether e solana recuam cerca de 5,5%, enquanto XRP cai 3,5%.
Mais altas no início da sessão, as ações dos EUA retornaram a praticamente estáveis no dia. Ouro e prata estão em alta de 0,8% e 3,2%, respectivamente.
Na manhã de quarta-feira, o governo dos EUA divulgou Crescimento do emprego em janeiro de 130.000, quase dobrando as previsões dos economistas. A taxa de desemprego caiu inesperadamente para 4,3%.
Isso fez com que os traders de taxas de juros recuassem rapidamente de quaisquer expectativas de cortes iminentes nas taxas do Federal Reserve. Agora, eles estão precificando apenas uma chance de 6% para um afrouxamento em março e 23% para um corte na taxa em abril, de acordo com o CME FedWatch. Antes do relatório, as chances de um movimento em março eram de 21%, e as de um movimento em abril eram de 52%.
Se cortes nas taxas teriam tirado a criptomoeda de seu mercado em baixa é discutível. Afinal, essa forte queda começou em 2025, quando o Fed afrouxou a política monetária em três reuniões consecutivas.
O interesse diminui
Com tantos outros ativos ao redor do mundo em mercados de alta enquanto o cripto continua a fraquejar, parece que o interesse dos investidores em cripto está desaparecendo.
Coinglass nesta última quarta-feira informou que o interesse em aberto dos contratos futuros perpétuos de bitcoin caiu novamente e agora está 51% abaixo do pico de outubro de 2025, “sinalizando um recuo significativo na convicção e alavancagem dos traders.”
“Estamos vendo um movimento de ‘saída do cripto’ à medida que os investidores se cansam,” disse um analista à Bloomberg em uma matéria sobre investidores sul-coreanos desistindo de criptomoedas enquanto o índice do mercado de ações Kospi daquele país atinge máximas históricas.
O volume mensal de negociações no Kospi aumentou 221% ano a ano no mês passado, continuou a matéria, enquanto as negociações nas bolsas de criptomoedas caíram cerca de 65%.
“Isto é um desmoronamento,” disse o analista. “O varejo está exausto e fugindo para o Kospi.”
Ações de criptomoedas caem acentuadamente em todos os setores
Não há nenhum sinal de alta em todo o setor de ações relacionadas a criptomoedas. Robinhood (HOOD) está em queda de 12,5% após relatar uma forte queda na receita de negociação de criptomoedas no quarto trimestre. Isso está afetando a concorrente Coinbase (COIN), que está com baixa de 7% antes do seu relatório de resultados previsto para a noite desta quinta-feira.
A principal empresa de tesouraria em bitcoin Strategy (MSTR) está em queda de 4,5% e a gigante da tesouraria em ether Bitmine Immersion (BMNR) recua 3,8%.
Circle Financial (CRCL) está em baixa de 4,7%, Galaxy Digital (GLXY) recua 3,2% e Bullish (BLSH) cai 5,3%.