- O Banco Central Europeu (BCE) publicou seu segundo relatório de progresso sobre a fase de preparação do seu projeto de euro digital.
- A fase de preparação começou em novembro de 2023 para lançar as bases para a potencial emissão de um euro digital.
O Banco Central Europeu (BCE) divulgou o segundo relatório de progresso sobre seu projeto de euro digital, destacando os esforços em andamento para estabelecer um sistema de pagamento digital unificado em toda a área do euro. O relatório descreve os avanços em áreas-chave, visando estabelecer as bases para um potencial lançamento do euro digital.
O novo relatório de progresso, publicado pelo banco central na segunda-feira, descreveu atualizações ao manual de regras do esquema de euro digital do BCE visando harmonizar os pagamentos de CBDC em toda a área do euro. O relatório também descreveu como o banco central do bloco concluiu uma chamada para inscrições para selecionar potenciais provedores de componentes de euro digital e serviços relacionados.
Livro de regras do esquema do euro digital
As atualizações do regulamento do esquema do euro digital do BCE incluem novos padrões mínimos de experiência do usuário e mais progresso em uma estrutura de gerenciamento de risco. O relatório disse que as atividades de pesquisa e experimentação do usuário estão em andamento para reunir insights sobre as preferências potenciais do usuário e para informar a tomada de decisões políticas para o possível lançamento de um euro digital.
“O BCE coletará informações de pesquisas e entrevistas on-line nos próximos meses, que se concentrarão em grupos-alvo especiais, como pequenos comerciantes e consumidores vulneráveis, e os resultados serão publicados em meados de 2025”, disse o relatório.
Além disso, o BCE declarou que se juntará às principais partes interessadas, incluindo comerciantes, provedores de serviços de pagamento, empresas de tecnologia financeira e universidades, para formar parcerias de inovação para testar pagamentos digitais condicionais em euros.
“Esses pagamentos de teste incluem aqueles que são feitos automaticamente quando condições predefinidas são atendidas e para explorar outros casos de uso inovadores para um euro digital”, disse o relatório.
Um estudo de resultados compilando as descobertas das atividades de pesquisa e experimentação do usuário deverá ser publicado em julho de 2025.
Paralelamente, o BCE também concluiu uma chamada para candidaturas , lançada em janeiro deste ano, para selecionar potenciais fornecedores de componentes de euro digital e serviços relacionados. O resultado deste procedimento será publicado no site do BCE quando for finalizado em 2025.
“O euro digital visa fornecer acesso ao dinheiro público de uma forma que acompanhe o ritmo da era digital, beneficiando consumidores, comerciantes e provedores de serviços de pagamento”, disse o relatório do BCE. “Ele garantiria taxas justas para comerciantes, ofereceria alta privacidade para consumidores e apoiaria o cenário de pagamentos europeu.”
Fonte: TheBlock