O governador do banco central da Índia, Shaktikanta Das, disse que, embora seu piloto de moeda digital do banco central de varejo (CBDC) tenha mais de 5 milhões de usuários, não deve haver pressa em lançar um CBDC em todo o sistema.
O mais alto funcionário do Banco da Reserva da Índia (RBI) estava falando em uma conferência em Bengaluru na segunda-feira.
Os planos da Índia para um CBDC de varejo e atacado foram anunciados como parte do discurso do orçamento do Ministro das Finanças em 2022. Até o final de 2022, o RBI lançou pilotos para ambos os CBDCs. Até o final de 2023, o CBDC de varejo atingiu um milhão de transações, pelo menos em um dia, com uma pequena ajuda de seus amigos, os bancos.
Na segunda-feira, Das disse que até 16 bancos estão participando atualmente do piloto de varejo da CBDC, mas não revelou um número para as transações diárias.
O RBI disse anteriormente que não está com pressa de implementar um CBDC de varejo em grande escala e não compartilhou nenhum cronograma. Mas nesta ocasião, Das insinuou a possibilidade de evitar uma implementação em grande escala.
“A introdução real do CBDC pode ser introduzida gradualmente”, disse Das. “É importante enfatizar que não deve haver pressa em lançar o CBDC em todo o sistema antes que se adquira uma compreensão abrangente de seu impacto nos usuários, na política monetária, no sistema financeiro e na economia.”
Desde o início de 2023, o RBI vem explorando pagamentos off-line e programabilidade e Das disse que isso estava sendo testado.
“O recurso de programabilidade do CBDC poderia servir como um facilitador fundamental para a inclusão financeira, garantindo a entrega de fundos ao usuário-alvo”, disse Das, ao apontar para dois casos de uso envolvendo agricultores lançados como parte de seu piloto recentemente; Programando o uso final para compra de insumos agrícolas para confortar os bancos e estabelecer a identidade do agricultor; agricultores recebendo dinheiro destinado à geração de créditos de carbono.
Das também disse que outros “novos casos de uso destinados a testar recursos como anonimato e disponibilidade off-line são propostos para serem lançados gradualmente”.
Fonte: CoinDesk/Editado por Parikshit Mishra.