Quer receber novidades exclusivas do Cripto Investing? Assine a nossa Newsletter!

China expulsa ex-chefe de moeda digital por suposta corrupção envolvendo criptomoedas

Compartilharam
0
Visualizaram
0 k
Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Relacionados

  • Yao Qian, ex-chefe do instituto de moeda digital do banco central da China, foi expulso do Partido Comunista Chinês por suposta corrupção.
  • Yao era uma figura governamental influente na indústria de blockchain do país e foi nomeado o primeiro chefe do instituto de pesquisa de moeda digital do banco central.

Yao Qian — uma antiga figura influente na indústria de blockchain da China e ex-chefe do instituto de moeda digital do banco central — foi expulso do Partido Comunista da China e removido de cargos públicos por suposta corrupção envolvendo criptomoedas.

As autoridades anticorrupção do país anunciaram hoje que Yao “violou gravemente a disciplina e a lei” e se apresentou falsamente como um especialista em tecnologia financeira, sem “poupar esforços para apoiar provedores de serviços de tecnologia específicos para ganho pessoal”.

As autoridades também acusaram Yao de abusar de seu poder regulatório e usar criptomoeda para acordos de poder por dinheiro. Foi descoberto que Yao aceitou ilegalmente uma “quantidade extraordinariamente grande” de fundos e ativos. As autoridades não revelaram o tamanho dos supostos ganhos ilícitos.

As supostas atividades criminosas de Yao foram encaminhadas às autoridades do Ministério Público para análise posterior e possível processo, de acordo com o anúncio.

Yao atuou anteriormente como chefe do departamento de regulamentação de tecnologia da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China. Em abril, ele publicou um artigo de opinião intitulado “Aumentam os alertas sobre os novos ETFs de Bitcoin que tomaram os EUA de assalto” no Caixin, um canal de notícias financeiras chinês.

Nascido em 1970, Yao foi nomeado o primeiro chefe do instituto de pesquisa de moeda digital do banco central em 2017. Ele então passou do banco central para o regulador de valores mobiliários do país em 2018.

Yao se envolveu ativamente em discussões relacionadas à tecnologia blockchain e publicou um livro em 2022 cobrindo tópicos como DAO, DeFi, NFT e X-to-earn. “A inovação da Web 3.0 se tornou uma direção de desenvolvimento com a qual os países estão altamente preocupados e valorizam”, ele observou no prefácio do livro.

Fonte:TheBlock

Compartilhe:

Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email