- O prefeito da Cidade do Panamá, Mayer Mizrachi Matalon, disse na quarta-feira que o conselho votou para aceitar as criptomoedas BTC, ETH, USDC e USDT para pagar impostos, taxas, multas e licenças integralmente.
- A Cidade do Panamá agora se junta a outras cidades ao redor do mundo que permitem criptomoedas para pagamentos municipais.
O governo municipal da Cidade do Panamá aprovou o uso de criptomoedas para pagar impostos, taxas, multas e autorizações, de acordo com uma publicação de quarta-feira no X do prefeito Mizrachi Matalon. A cidade aceitará bitcoin, ether, USDC e USDT, confirmou a mídia local .
A Cidade do Panamá agora se junta a outras cidades do mundo interessadas em permitir criptomoedas para pagamentos municipais. Mizrachi disse que a capital panamenha implementou a política sem a necessidade de nova legislação, trabalhando com um banco parceiro que converterá as criptomoedas em dólares americanos no momento do pagamento.
Assim como em El Salvador, o dólar é moeda corrente no Panamá.
“Administrações anteriores tentaram aprovar um projeto de lei no Senado para tornar isso possível, mas encontramos uma maneira simples de fazê-lo sem nova legislação”, escreveu Mizrachi . “Legalmente, instituições públicas devem receber fundos em dólares americanos, então firmamos uma parceria com um banco que cuidará do recebimento da transação em criptomoedas e converterá para dólares americanos imediatamente. Isso permite o livre fluxo de criptomoedas em toda a economia e em todo o governo.”
Várias cidades, incluindo as dos Estados Unidos, recentemente buscaram aceitar criptomoedas para pagamentos governamentais. Em novembro de 2024, Detroit ofereceu aos seus cidadãos a opção de pagar taxas e impostos municipais por meio de uma plataforma de pagamentos baseada no PayPal. Embora comumente usado para transferências de dinheiro não criptografadas, o PayPal não apenas lançou sua própria stablecoin, PYUSD, como também integrou infraestrutura de negociação de criptomoedas , como a compra e venda de solana , em sua plataforma.
Em nível estadual dos EUA, o Colorado começou a aceitar criptomoedas para pagamentos de impostos em setembro de 2022. A Carolina do Norte também apresentou um projeto de lei para permitir que os residentes usem criptomoedas selecionadas para impostos e outras transações, conforme relatado anteriormente pelo The Block.
Embora tenha havido um aumento no número de municípios que permitem pagamentos em criptomoedas, os cidadãos podem não estar dispostos a pagar impostos em criptomoedas. Reportagens recentes da publicação Colorado Newsline constataram que os cidadãos do Colorado pagaram US$ 57.211 em impostos em criptomoedas desde que a modalidade foi permitida há cerca de três anos, quando o estado geralmente arrecada bilhões em impostos a cada ano.
Fonte: TheBlock