- A DLD prevê que a iniciativa impulsionará um crescimento enorme no setor de tokenização imobiliária, dizendo que o valor de mercado deve atingir US$ 16,4 bilhões até 2033, ou 7% do total de transações imobiliárias de Dubai.
O governo de Dubai , a cidade dos Emirados Árabes Unidos com a arquitetura mais luxuosa e ultramoderna, iniciou a fase piloto de seu novo projeto que tokeniza imóveis.
Tokenização é um processo que representa propriedades imobiliárias (ou seus fluxos de caixa) como tokens no blockchain. Isso ajuda a impulsionar a liquidez e agilizar processos. Por fim, permite propriedade fracionada de propriedade, o que significa que os investidores podem comprar uma parte de uma propriedade.
Na quarta-feira, o Departamento de Terras de Dubai (DLD) lançou a fase piloto do seu Projeto de Tokenização Imobiliária .
Esta entidade governamental é responsável por registrar, organizar e promover investimentos imobiliários em Dubai. Para este projeto, está colaborando com a Dubai Virtual Assets Regulatory Authority ( VARA ) e a Dubai Future Foundation (DFF) por meio do Sandbox Dubai .
De acordo com o comunicado à imprensa, esta iniciativa posicionará o DLD como a primeira entidade de registro imobiliário no Oriente Médio a implementar a tokenização em escrituras de propriedade.
Além disso, como parte do projeto, a entidade DLD organizou um workshop sobre tokenização imobiliária, com a participação de grandes empresas globais especializadas neste novo campo.
Marwan Ahmed Bin Ghalita, Diretor Geral do Departamento de Terras de Dubai, comentou que a entidade está feliz em colaborar com parceiros dos setores público e privado. O objetivo deles é avançar o ecossistema digital do setor imobiliário e melhorar a eficiência e eficácia das operações do DLD.
Enquanto isso, após a fase piloto, o DLD irá “avaliar minuciosamente” os resultados para aprimorar o projeto antes de sua implementação em larga escala.
Cinco objetivos do projeto
O press release destacou cinco objetivos principais desta iniciativa. Primeiro, ele disse que o projeto visa atrair empresas globais de tecnologia para Dubai e abrir novas oportunidades de investimento para o mercado de investidores.
Conectado a isso, o Projeto de Tokenização Imobiliária também visa diversificar a propriedade de imóveis, permitindo que vários investidores sejam coproprietários de um único imóvel .
Além disso, o projeto promove a conscientização sobre investimentos em serviços e produtos de ativos virtuais. Da mesma forma, ele fomenta a inovação imobiliária e o desenvolvimento de soluções de ponta.
Além disso, solidifica ainda mais a posição de Dubai como um centro regional e global para ativos virtuais. A iniciativa impulsiona a competitividade da cidade local e internacionalmente.
Por fim, tudo isso leva a mais investimentos e empresas de ativos virtuais entrando em Dubai, diz o anúncio.
Notavelmente, de acordo com a entidade governamental,
“A DLD prevê que esta iniciativa inovadora impulsionará um crescimento significativo no setor de tokenização imobiliária, com seu valor de mercado projetado para atingir AED 60 bilhões até 2033, representando 7% do total de transações imobiliárias de Dubai.”
Bin Ghalita acrescenta que este é um projeto pioneiro e parte da recém-lançada ‘REES’ Real Estate Innovation Initiative, que atrairá diversas empresas de tecnologia. O projeto se alinha com a estratégia multifacetada da DLD focada em produtos imobiliários.
Isso inclui a criação de novas oportunidades, permitindo que um grupo maior de investidores participe de projetos imobiliários de grande escala e promovendo a inovação, a transparência e a governança do setor imobiliário.
“Em meio aos rápidos avanços tecnológicos e à crescente dependência de soluções digitais, a tokenização imobiliária surge como uma ferramenta revolucionária que impulsiona mudanças fundamentais no setor imobiliário”, diz Bin Ghalita.
Enquanto isso, em 17 de março, a Dubai Financial Services Authority (DFSA) lançou um Tokenization Regulatory Sandbox dentro do Dubai International Financial Centre (DIFC). O objetivo é fornecer às empresas de criptomoedas um ambiente controlado para desenvolver produtos de investimento tokenizados.
Fonte: Cryptonews