- Vitalik Buterin disse que mudará a forma como discute os rollups da Camada 2 em comunicações públicas, como blogs e palestras, a partir do ano que vem.
- Buterin planeja mencionar apenas soluções de Camada 2 que alcançam o “estágio 1+” na descentralização.
O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, declarou uma nova abordagem sobre como ele se envolverá com os rollups da Camada 2 em suas comunicações públicas, incluindo blogs e palestras.
A partir do ano que vem, para promover a descentralização entre os rollups da Camada 2, Buterin disse que planeja mencionar apenas soluções da Camada 2 que estejam no “estágio 1+” da descentralização, a menos que façam parte de um curto período de carência alocado para novos projetos particularmente inovadores.
Buterin expressou sua posição via X, afirmando que investimentos pessoais ou amizades não influenciarão sua decisão de destacar certas tecnologias da Camada 2. “Não importa se eu investi, ou se você é meu amigo; estágio 1 ou fracasso”, disse Buterin .
De acordo com Buterin, os critérios para rollups de “estágio 1+” exigem que um conselho alcance um consenso de 75% para anular o sistema de prova. Nada menos que 26% dos membros do conselho devem ser independentes da própria equipe de rollup, enfatizando a segurança e a descentralização.
Buterin observou que este é um “marco moderado muito razoável” e uma progressão necessária na segurança das redes da Camada 2.
A maioria dos blockchains de Camada 2 baseados em rollup no Ethereum ainda não descentralizaram suas redes ao atingir o estágio 1, obtido por processos como a incorporação de provas de falhas . A única exceção é o rollup otimista Arbitrum.
Buterin acrescentou que várias equipes trabalhando em rollups de ZK o informaram que estão no caminho certo para atingir o status de estágio 1 até o final deste ano.
Buterin também destacou a importância de abandonar os “glorified multi sigs” — um termo para sistemas mais diretos e menos seguros para rollups de Camada 2 — em direção a uma estrutura construída em confiança criptográfica.
Fonte: The Block