Ethereum solução de dimensionamento Turbo Protocol lançou um novo blockchain supostamente capaz de processar 400.000 transações por segundo, ou cerca de 4.000 vezes mais rápido do que uma cadeia de alto rendimento como a Solana, anunciou a equipe no Blockchain Application Stanford Summit na terça-feira.
O projeto é um dos muitos esforços emergentes para experimentar o “processamento de transações paralelas”, o processo de registrar várias transações simultaneamente, “em oposição a sequencialmente, como acontece atualmente no Ethereum”, escreveu a equipe Turbo em um comunicado à imprensa.
Para comparação, a camada base do Ethereum processa cerca de 20 a 30 transações por segundo, a rede rival Solana um pouco mais de 1.000, enquanto a empresa global de pagamentos Visa liquida cerca de 24.000 em um período de tempo semelhante.
O CEO da Turbo, Aaron Greenblatt, demonstrou o blockchain ao vivo durante uma palestra no Blockchain Application Stanford Summit em Nova York, observando que os aplicativos que são lançados na rede Layer 2 não precisarão competir pelas taxas de gás Ethereum.
“Qualquer projeto web3 que esteja procurando mover cargas de trabalho computacionais pesadas na cadeia pode usar o Turbo Protocol”, disse Greenblatt. “Isso pode ser projetos nas verticais descentralizadas de IA, jogos e sociais.”
Desde o lançamento da rede em 2015, a Ethereum tem sido limitada por seu tempo lento de processamento de transações e frequentemente vê períodos de taxas caras, pois os usuários têm que competir para ter suas transações permanentemente incluídas em um bloco.
As redes de camada 2, como Turbo, Optimism e Polygon, entre outras, estão adotadas várias abordagens para criar plataformas blockchain mais eficientes, onde lotes de transações são eventualmente “enrolados” no blockchain principal do Ethereum.
Fonte: The Block