Quer receber novidades exclusivas do Cripto Investing? Assine a nossa Newsletter!

FMI pede que El Salvador limite o escopo da lei do bitcoin em negociações em andamento

Compartilharam
0
Visualizaram
0 k
Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Relacionados

  • O Fundo Monetário Internacional pediu que El Salvador restringisse o escopo de sua lei sobre bitcoin e limitasse a exposição do setor público ao bitcoin.
  • O FMI disse que busca chegar a um acordo com as autoridades salvadorenhas sobre um programa de estabilização macroeconômica e reformas de crescimento.

O Fundo Monetário Internacional reiterou sua recomendação para que El Salvador restrinja o escopo de sua legislação e adoção do bitcoin.

Julie Kozack, diretora de comunicações do FMI, disse em uma coletiva de imprensa na quinta-feira que o FMI tem um envolvimento contínuo com as autoridades salvadorenhas. “Abordar os riscos decorrentes do Bitcoin é um elemento-chave dessas discussões”, disse ela.

“O que recomendamos é um estreitamento do escopo da lei do bitcoin, fortalecendo a estrutura regulatória e a supervisão do ecossistema do bitcoin e limitando a exposição do setor público ao bitcoin”, acrescentou Kozack.

Kozack disse que o FMI pretende chegar a um acordo com El Salvador sobre um novo programa apoiado pelo FMI que “ajudaria na estabilização e ajuste macroeconômico e também em reformas que promovam o crescimento”.

A sugestão do FMI segue uma declaração de agosto abordando especificamente as questões fiscais de El Salvador, com o bitcoin como um ponto crítico na agenda. “Houve progresso nas negociações em direção a um programa apoiado pelo Fundo, focado em políticas para fortalecer as finanças públicas, impulsionar os buffers de reserva bancária, melhorar a governança e a transparência e mitigar os riscos do bitcoin”, disse o FMI.

A chamada lei do bitcoin de El Salvador entrou em vigor em setembro de 2021, tornando-o o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda com curso legal alternativa. O FMI busca explorar políticas com as autoridades salvadorenhas para estabilizar a economia do país, incluindo propostas sobre o gerenciamento de riscos associados ao bitcoin.

“Sobre o bitcoin, embora muitos dos riscos ainda não tenham se materializado, há um reconhecimento conjunto de que esforços adicionais são necessários para aumentar a transparência e mitigar potenciais riscos fiscais e de estabilidade financeira do projeto Bitcoin. Discussões adicionais nesta e em outras áreas importantes continuam necessárias”, disse o FMI em agosto.

Também em agosto, Nayib Bukele, presidente de El Salvador, que aprovou o projeto de lei para legalizar o bitcoin como moeda de curso legal, disse que o experimento monetário teve resultados mistos. Bukele acrescentou que o bitcoin teve adoção doméstica limitada, mas continua sendo um “positivo líquido” para o país.

Fonte: TheBlock

Compartilhe:

Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email