A Forward Research, a força motriz por trás da plataforma descentralizada de armazenamento de dados Arweave, adquiriu a alternativa do YouTube Odysee, um site de compartilhamento de vídeos que foi examinado por falta de moderação de conteúdo.
A equipe da Forward Research vê a Odisseia descentralizada como um testemunho da liberdade de expressão e um dos exemplos mais fortes de um site de mídia social robusto e alimentado por blockchain.
“Odyssee é uma plataforma de compartilhamento de vídeo web3 conhecida por anticensura com mais de 7 milhões de usuários ativos mensais, mais de 20x mais usuários do que a Farcaster”, disse a empresa em um comunicado.
No ano passado, o Southern Poverty Law Center (SPLC) publicou um relatório contundente que classificou Odysee como uma ameaça. “Odysee tem pouca ou nenhuma moderação de conteúdo e fornece um fluxo de renda constante para grupos de ódio e extremistas”, disse em seu relatório.
O CEO da Forward Research, Sam Williams, rejeitou a caracterização de Odysee pela SPLC, chamando a plataforma de um exemplo de liberdade de expressão em ação.
“Uma democracia saudável requer liberdade de expressão”, disse Williams ao The Block. “O discurso livre entre os pares é o processo pelo qual uma sociedade pensa. Se você limitar a capacidade de uma sociedade de pensar, ela não pode tomar decisões eficazes, o próprio propósito de uma democracia em si.”
A aquisição da Odysee ocorre em um momento em que a polarização política e a desconfiança na mídia indiscutivelmente atingiram níveis preocupantes globalmente, à medida que as pessoas se voltam cada vez mais para as mídias sociais como fonte de notícias e análises sobre eventos mundiais e locais.
A proposta de Odysee inclui a ideia de que, por ser uma plataforma descentralizada — ao contrário do YouTube de propriedade do Google, que é centralizado e pratica uma moderação de conteúdo considerável, se não sempre eficaz — o discurso livre e aberto está sendo incentivado em vez de censurado.
Fonte: The Block