A empresa de investimentos amigável a criptomoedas Franklin Templeton tornou dois de seus fundos institucionais de mercado monetário compatíveis com finanças baseadas em blockchain, em uma iniciativa voltada para posicioná-la no mercado crescente de ativos tokenizados e stablecoins reguladas.
As atualizações aplicam-se ao Western Asset Institutional Treasury Obligations Fund (LUIXX) e o Western Asset Institutional Treasury Reserves Fund (DIGXX). Ambos são gerenciados pela afiliada da Franklin Templeton, Western Asset Management.
LUIXX foi modificado para cumprir as Diretrizes e Estabelecimento da Inovação Nacional para Stablecoins dos EUA (GENIUS) Lei Act, uma lei aprovada em 2025 que estabelece padrões de reserva para stablecoins regulamentadas.
O fundo agora detém apenas títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo com vencimentos inferiores a 93 dias, permitindo que seja utilizado como um veículo de reserva para stablecoins, de acordo com um comunicado à imprensa compartilhado com a CoinDesk.
À medida que as stablecoins se tornam mais comuns em pagamentos e liquidações, produtos regulados de reserva como o LUIXX podem servir como uma importante infraestrutura financeira de retaguarda.
A DIGXX, por sua vez, lançou uma Classe de Ações Institucionais Digitais projetada para distribuição em plataformas baseadas em blockchain. Isso significa que intermediários aprovados podem registrar e transferir a propriedade das ações do fundo onchain, permitindo liquidações mais rápidas, transações 24 horas por dia e integração facilitada com sistemas de ativos digitais.
O próprio fundo permanece registrado na SEC e opera sob regras tradicionais do mercado monetário.
“Os fundos tradicionais já estão começando a migrar para a cadeia, então, em vez de questionar sua capacidade, nosso foco é torná-los mais acessíveis e úteis para muitos,” disse Roger Bayston, Chefe de Ativos Digitais da Franklin Templeton.
A Franklin Templeton tem avançado cada vez mais na utilização da tecnologia blockchain nos últimos meses. A empresa lançou um fundo de mercado monetário tokenizado em Hong Kong em novembro, no mesmo mês em que expandiu a Plataforma de Tecnologia Benji para a Canton Network.