- A nova empresa permitiria que grandes empresas financeiras criassem, negociassem e liquidassem instrumentos financeiros via blockchain.
- O Goldman Sachs lançou uma mesa de criptomoedas em 2021 e lançou sua Plataforma de Ativos Digitais um ano depois.
O Goldman Sachs está conversando com potenciais parceiros sobre a transformação de sua plataforma de ativos digitais em uma nova empresa, de acordo com a Bloomberg .
“O banco está em negociações com vários participantes do mercado sobre os planos, à medida que continua a desenvolver as capacidades da plataforma e novos casos de uso comercial.” disse o relatório, publicado na segunda-feira. “Os planos para a nova empresa estão nos estágios iniciais, mas a meta de longo prazo é executar o spin-out dentro dos próximos 12 a 18 meses, sujeito a aprovações regulatórias.”
A nova empresa permitiria que grandes empresas financeiras criassem, negociassem e liquidassem instrumentos financeiros via blockchain. A plataforma de negociação eletrônica Tradeweb Markets trabalhará com o Goldman Sachs para trazer novos casos de uso comercial para a plataforma de ativos digitais, de acordo com o relatório.
“É do interesse do mercado ter algo que seja de propriedade da indústria”, disse Mathew McDermott, chefe global de Ativos Digitais do Goldman, à Bloomberg.
O Goldman Sachs planeja facilitar transações secundárias em empresas privadas de ativos digitais, ajudando clientes como family offices a ganhar liquidez enquanto permite que compradores se beneficiem de descontos no mercado privado. Além disso, o banco pretende retomar as operações de empréstimos lastreadas em Bitcoin, de acordo com McDermott.
“Se você está tentando construir um mercado escalável, você quer ter os participantes estratégicos certos adotando essa tecnologia”, disse McDermott. “Você quer um número que seja ágil o suficiente para operar, impulsionado pelos casos de uso comercial.”
O Goldman Sachs lançou uma mesa de criptomoedas em 2021 e sua Plataforma de Ativos Digitais em 2022. Em março, o banco viu um interesse ressurgido em produtos relacionados a criptomoedas por parte de seus clientes de fundos de hedge.
O Goldman foi um dos poucos bancos que testaram o sistema de comunicação baseado em blockchain Canton Network nos últimos dois anos. O teste demonstra “crescente impulso” entre instituições financeiras tradicionais para usar casos de tecnologia blockchain “após uma década” de experimentação, informou a Bloomberg em março.
Fonte: TheBlock