- A equipe por trás da Unichain desabilitou seu RPC público depois que os detalhes de acesso inicial do desenvolvedor “circularam publicamente”.
- Alguns usuários experientes se precipitaram e começaram a usar o L2 antes que os desenvolvedores pretendessem — mas nem todo mundo sabe como sacar seus fundos.
A equipe por trás do Unichain desabilitou a chamada de procedimento remoto (RPC) pública da Camada 2 do Uniswap depois que os detalhes de acesso inicial do desenvolvedor “circularam publicamente”, permitindo que alguns usuários experientes se precipitassem e começassem a usar a Camada 2 antes do que os desenvolvedores pretendiam.
“Alguns detalhes para acesso antecipado de desenvolvedores à rede principal da Unichain circularam publicamente, mas a rede principal da Unichain não está ativa — e a ponte canônica não foi finalizada”, a conta oficial da Unichain postou no X. “Como não está pronta para uso público, o RPC para este período de acesso de desenvolvedores foi desabilitado”, continuou, antes de mencionar que “os detalhes para o RPC público serão postados nesta conta e no unichain.org quando estiver pronto”.
A conta Unichain X declarou que “até lá, os usuários que fizeram a ponte ainda podem sacar para a Ethereum Mainnet”. No entanto, a maioria não tem certeza se isso é possível — já que você não pode enviar transações para uma cadeia sem um RPC. “Errr, então como exatamente você espera que façamos a ponte com um RPC offline”, um usuário perguntou em uma resposta. “*desabilita o RPC, tornando impossível adicionar rede ao Metamask… é legal, manos, é só sacar”, outro usuário X, @Punk_2070, declarou sarcasticamente .
Tirando o Unichain do ar
O Unichain foi introduzido pelo Uniswap Labs em 10 de outubro e supostamente tem tempos de bloco de 250 ms, interoperabilidade entre cadeias e uma rede de validadores descentralizada. Muitos interpretaram subjetivamente isso como uma tentativa de ganhar participação de mercado no espaço de negociação de memecoin, que Solana atualmente domina.
O projeto agora está sendo criticado pela mensagem que envolve a retirada do RPC público do ar — uma resposta incomum em um setor onde liderar novas cadeias é comum.
“Literalmente, todas as cadeias são preteridas hoje em dia, às vezes por semanas”, disse o fundador da Gas.zip, Tom Kyser, ao The Block, mencionando Scroll, Gravity, ApeChain, Morph e Shape como exemplos recentes. “‘Ninguém’ jamais desligou o RPC. Alguns até o adotaram. A maioria simplesmente o ignorou. Mas as pontes são super agressivas na busca online para quando esses RPCs vão ao ar, então é muito difícil “lançar” uma mainnet e não ser encontrado hoje.”
Sobre se é possível ou não fazer a ponte de fundos para longe da Unichain com um RPC offline, Kyser observou que os desenvolvedores podem ser capazes de colocar na lista de permissões apenas uma transação de retirada canônica. O Block entrou em contato com o Uniswap Labs para esclarecimentos.
Fonte: TheBlock