Operadora do Sberbank diz que ‘entende a importância de usar liquidações com stablecoins ou criptomoedas.
O gigante bancário e de TI russo Sberbank lançará um piloto de liquidações com criptomoedas .
De acordo com a agência de notícias estatal russa TASS , o Sberbank disse que “planeja conduzir” seu piloto dentro “da estrutura da atividade econômica estrangeira”.
Liquidações de criptomoedas: o Sber faz sua jogada?
O gigante bancário já está trabalhando com Moscou no piloto do rublo digital. Ele também já flutuou planos de lançamento de stablecoin e token de criptoativo.
E mais recentemente, ele se moveu para o espaço de ativos financeiros digitais (DFAs) . Na Rússia, DFAs se referem a moedas alimentadas por blockchain atreladas a índices como preços de imóveis, bem como metais e outros recursos.
O Sberbank revelou seus planos em uma conferência com tema blockchain em 13 de novembro, onde seu vice-presidente, Anatoly Popov, falou com jornalistas.
Popov disse que o piloto começaria antes “do final do ano”.
“Entendemos a importância de usar liquidações usando stablecoins ou criptomoedas na atividade econômica estrangeira. E estamos atualmente trabalhando nas nuances dessa regulamentação com o Banco Central. Esperamos realizar as primeiras transações antes do Ano Novo.”Anatoly Popov, vice-presidente do Sberbank
O funcionário do Sberbank pareceu sugerir que o piloto operaria como parte do sandbox de liquidações de criptomoedas transfronteiriças do Banco Central.
O banco quer usar o sandbox para ajudar empresas russas a comprar e vender bens e serviços fora do sistema financeiro convencional.
O banco acredita que isso ajudará as empresas russas a escapar das sanções dos EUA, Reino Unido e UE, além de combater os riscos de lavagem de dinheiro.
Popov observou que o Banco Central e os “atores do mercado financeiro” russos estavam “atualmente determinando as nuances da sandbox”.
Ele disse que o piloto do Sber trabalharia “dentro da estrutura” do sanbox, com o Sberbank “também participando da discussão”.
O presidente russo Vladimir Putin assinou a lei que abre caminho para a criação do sandbox, oficialmente conhecido como “regime jurídico experimental”.
A lei permite o uso limitado de criptomoedas “como meio de pagamento sob acordos de comércio exterior”.
Uso interno de criptomoedas é impossível, diz CEO
No entanto, o CEO do Sberbank e ex-ministro russo do Desenvolvimento Econômico, German Gref, se distanciou das discussões sobre adoção de criptomoedas.
De acordo com um relatório separado da TASS , Gref disse que “o uso de criptomoedas como meio de pagamento na Rússia” era atualmente “impossível”. Falando no mesmo fórum de blockchain, Gref disse:
“É possível usar criptomoedas para transações internas? Acho que não, desde que isso não seja permitido por lei. Não vejo nenhuma perspectiva de que isso mude no futuro próximo.”
Progresso do Rublo Digital?
Gref acolheu com satisfação o fato de que a “nova legislação” permite “o uso de moedas digitais e criptomoedas para liquidações internacionais”.
Ele também comentou sobre o rublo digital, alegando que “outros países precisam estar prontos para aceitá-lo”.
“Até agora eu sei, o trabalho está sendo feito [na adoção transfronteiriça do rublo digital]. Mas não posso dizer nada sobre suas perspectivas.”CEO do Sberbank, German Gref
O Sberbank inicialmente mostrou alguma relutância em se juntar ao piloto do rublo digital. No entanto, desde então, decidiu se juntar a um “segundo grupo” de bancos trabalhando no projeto .
O Banco Central já havia dito que espera lançar a moeda em todo o país em algum momento de 2025 .
Autoridades também afirmaram que a CBDC será interoperável com outras moedas digitais, possivelmente incluindo o yuan digital da China.
Fonte: Cryptonews