- O rascunho se assemelha muito ao Clarity for Stablecoins Act, elaborado na Câmara dos Representantes pelo deputado Patrick McHenry, RN.C., e Maxine Waters, D-Calif.
- “É a versão do senador Hagerty de McHenry-Waters”, disseram porta-vozes do senador Hagerty em uma declaração por e-mail ao The Block.
O senador Bill Hagerty, favorável às criptomoedas, revelou um projeto de lei para discussão para criar uma estrutura regulatória para stablecoins que é muito semelhante ao trabalho que está sendo feito na Câmara dos Representantes.
O republicano do Tennessee disse que seu projeto de lei “fornece clareza muito necessária” em uma declaração na quinta-feira. O projeto se assemelha muito ao Clarity for Payment Stablecoins Act trabalhado na Câmara dos Representantes pelo Rep. Patrick McHenry, RN.C., e Maxine Waters, D-Calif.
“É a versão do senador Hagerty de McHenry-Waters”, disseram porta-vozes do senador Hagerty em uma declaração por e-mail ao The Block. Hagerty também é membro do Senate Banking Committee, que tem jurisdição sobre agências importantes, incluindo a US Securities and Exchange Commission.
O projeto de lei do senador Hagerty adota a estrutura do projeto de lei da Câmara, mas também divide a supervisão federal entre o Federal Reserve para bancos e o Gabinete do Controlador da Moeda para entidades não bancárias, disseram seus porta-vozes.
O projeto de lei de Hagerty incluiria uma disposição que diz que os emissores que ultrapassarem o limite de US$ 10 bilhões podem obter uma isenção de seu regulador federal para então permanecerem sob a jurisdição de seu estado. O projeto de lei também inclui linguagem sobre a manutenção de reservas em uma base um para um com reservas que têm moeda dos EUA.
“Stablecoins têm o potencial não apenas de melhorar transações e sistemas de pagamento, mas também de ajudar a criar nova demanda por US Treasuries enquanto trabalhamos para lidar com nosso déficit insustentável”, disse o senador Hagerty na declaração. “Por muito tempo, esses benefícios e a promessa mais ampla de stablecoins foram prejudicados pela falta de regulamentações claras.”
As negociações em torno da aprovação de um projeto de lei de stablecoin têm sido complicadas nos últimos anos no Capitólio. O presidente de Serviços Financeiros da Câmara, McHenry, e o principal democrata desse comitê, o deputado Waters, têm trabalhado em seu projeto de lei para criar uma estrutura regulatória para stablecoins desde 2022. O projeto de lei saiu do comitê liderado pelos republicanos no ano passado, mas não ganhou muita força. Na época, Waters chamou o projeto de lei de “profundamente problemático” devido a uma disposição que permite que reguladores estaduais aprovem emissões de stablecoins sem a contribuição do Federal Reserve.
No entanto, as mesas podem ter virado no mês passado durante uma audiência do Congresso quando a Rep. Waters disse que quer “fechar um grande acordo sobre stablecoins” antes do fim do ano. Waters disse que o projeto de lei precisa colocar o Federal Reserve em um “papel dominante” e que stablecoins devem ser lastreadas por reservas seguras, como letras do Tesouro de curto prazo.
“Fiz uma declaração pública a você sobre o bipartidarismo — vamos ver o que você faz com isso”, disse Waters a McHenry no final de setembro.
Cody Carbone, presidente da The Digital Chamber, disse que o grupo de defesa ficou “encorajado” com a divulgação do projeto de lei.
“Embora a janela para aprovação neste Congresso seja limitada, os esforços do senador Hagerty revitalizaram a discussão”, disse Carbone em uma declaração ao The Block. “O impulso para uma estrutura regulatória de stablecoin dos EUA é bipartidário, e pedimos aos legisladores que priorizem essa legislação importante e de senso comum até o final do ano.”
Ron Hammond, diretor de relações governamentais da Blockchain Association, disse que o rascunho do senador Hagerty foi “um desenvolvimento importante”, especialmente após os comentários feitos por McHenry e Waters para avançar com a legislação sobre stablecoins antes do final do ano.
“Embora os resultados das eleições determinem em grande parte o que está no reino do possível para o pato manco, é provável que os republicanos retornem ao Senado e esse esforço do senador Hagerty pode ser o ponto de partida para um Comitê Bancário do Senado liderado pelos republicanos em 2025, caso as stablecoins não sejam abordadas no pato manco”, disse Hammond em uma declaração ao The Block.
Fonte: TheBlock