- A plataforma de lançamento de NFT DRiP, sediada em Solana, levantou uma rodada inicial de US$ 8 milhões liderada pela NFX, Progression e Coinbase Ventures.
- Os fundos serão usados para levar o aplicativo móvel do DRiP ao mercado e expandir o desenvolvimento de suas ferramentas para criadores.
A plataforma de engajamento de criadores DRiP, sediada em Solana, levantou US$ 8 milhões em uma rodada de financiamento inicial liderada pela NFX, Coinbase Ventures e Progression — um fundo iniciado por ex-executivos do TikTok.
De acordo com uma declaração compartilhada com o The Block, o líder pré-seed da DRiP, Placeholder, 6th Man Ventures e mais de 30 investidores anjos também participaram da rodada. Uma avaliação e a estrutura da rodada não foram divulgadas.
O projeto declarou que o novo capital seria usado para acelerar a integração de criadores, lançar um aplicativo móvel voltado para o consumidor, expandir o desenvolvimento de ferramentas para criadores e recursos de plataforma e impulsionar os esforços de marketing para atrair novos usuários.
O DRiP originalmente tinha como meta julho para o lançamento de seu aplicativo móvel no Android e iOS, que inclui uma carteira nativamente incorporada, disse anteriormente ao The Block o cofundador do DRiP, Vibhu Norby. No entanto, o momento real depende das respectivas lojas de aplicativos, ele disse na época.
Como funciona o DRiP
A plataforma DRiP permite que os criadores distribuam seus trabalhos diretamente aos fãs como itens colecionáveis digitais no blockchain Solana, incluindo imagens exclusivas, vídeo, áudio e outros conteúdos multimídia. Ela aproveita o baixo custo por transação da Solana para facilitar as gorjetas dos assinantes em qualquer valor, em vez de compras.
O projeto alega que esses micropagamentos podem adicionar diretamente “receita significativa” ao criador em vez de serem desviados pela plataforma. No entanto, seu recurso de leilão permite que conteúdo premium seja vendido para a comunidade DRiP.
“Estamos construindo uma melhor experiência de conteúdo que equilibra a monetização justa para criadores, com acesso a conteúdo premium próprio para fãs que nunca pode ser censurado ou tirado”, disse Norby. “Com micropagamentos, os assinantes podem dar qualquer quantia de gorjeta para seus criadores favoritos com um clique. Isso desbloqueia uma nova realidade para os criadores: eles mantêm a maior parte do dinheiro que ganham com seus esforços, ao mesmo tempo em que podem realmente recompensar seus principais apoiadores com itens colecionáveis que podem manter, vender ou negociar.”
O DRiP visa abordar o domínio de agregadores web2 como YouTube e Instagram, que a equipe descreve como “enriquecendo os gatekeepers às custas dos criadores”. Ele afirma que 550 criadores do DRiP enviaram 170 milhões de itens colecionáveis para mais de 2 milhões de carteiras exclusivas nos últimos dois anos.
“Assim como as estrelas do YouTube influenciaram a cultura mainstream, os criadores do DRiP moldarão o futuro da arte digital, música, jogos e narrativas”, disse o cofundador e sócio geral da Progression, Mark Linao. “Ao alavancar o poder dos micropagamentos e uma comunidade criativa construída em paixões compartilhadas, o Drip usurpa plataformas de gatekeeping, amplifica vozes sub-representadas e conecta criadores diretamente a seus fãs.”
Embora o DRiP use Solana para pagamentos e NFTs — e seja uma das plataformas mais ativas no blockchain fora do DeFi — sua mídia e metadados associados são hospedados no protocolo de armazenamento descentralizado Arweave .
Fonte: The Block