A tokenização pode tornar os investimentos imobiliários mais seguros e transparentes, ajudando a prevenir fraudes como o recente escândalo da Nordis Management.
O recente escândalo de desenvolvimento imobiliário de luxo na Romênia com a Nordis Management coloca em evidência os problemas de investimento atuais enfrentados no mercado imobiliário global: segurança, acessibilidade e preço acessível. Na verdade, as falhas na Nordis Management representam a antítese do que a tecnologia de blockchain de longa data e os apoiadores do Web3 querem construir para o setor imobiliário.
O escândalo da gestão Nordis: uma quebra de confiança
Se você perdeu a história, aqui vai uma recapitulação: a Nordis Management é uma construtora imobiliária de luxo conhecida por seus resorts romenos, como Poiană Braşov e Mamaia. O modelo de negócios gira em torno da venda dessas propriedades de alto padrão como instrumentos de investimento para compradores que pagam a maior parte do capital adiantado em troca de campanhas de marketing eficazes e descontos. Um de seus credores admitiu um pedido de insolvência em 8 de outubro no Tribunal de Bucareste. Atualmente, ambas as propriedades estão enfrentando insolvência após atrasos e má administração.
Alegações de fraude e má gestão
O escândalo envolveu múltiplas alegações de fraude de comprador devido à negligência da Nordis Management em vender o mesmo apartamento para múltiplos compradores usando vários contratos — apesar da incorporadora imobiliária negar essas alegações. Isso resultou em atrasos severos no projeto com o Nordis Mamaia Complex e causou muita frustração e confusão entre os clientes.
Laura Vicol, esposa do principal acionista da Nordis Management, um parlamentar social-democrata, renunciou após uma investigação da mídia que a conectou ao negócio e apenas levantou preocupações mais terríveis sobre a eficácia das operações da empresa. Rumores começaram a circular sobre a desconfiança e a viabilidade da empresa em relação às cláusulas de sigilo em contratos que impediam os clientes de divulgar detalhes do contrato. Insolvência e problemas financeiros se seguiram quando vários credores entraram com pedido de insolvência, e a Nordis entrou com pedido de pré-insolvência para proteger ativos durante a reestruturação da empresa.
Tokenização: Uma solução transparente para investidores
A tokenização de ativos imobiliários teria protegido os investidores de perdas financeiras severas como a criada pela Nordis, já que a propriedade é registrada no blockchain. Isso cria transparência e responsabilidade e previne atividades fraudulentas, como vender a mesma propriedade para vários compradores. O livro-razão imutável no blockchain revela a propriedade e pode ser verificado imediatamente por qualquer pessoa, já que cada token representa uma fração da propriedade da propriedade. A tokenização também cria liquidez e acessibilidade ao permitir que investidores imobiliários comprem pequenas ações de qualquer ativo, fornecendo a mais investidores em potencial acesso imediato ao mercado imobiliário.
Contratos inteligentes: impondo a responsabilização
Contratos inteligentes garantem que todas as transações imobiliárias e acordos relacionados à propriedade sejam executados automaticamente quando condições predeterminadas forem atendidas, de modo que o desenvolvedor imobiliário comece a receber pagamentos após atingir marcos específicos. Isso impede que os desenvolvedores coletem fundos antecipadamente sem fazer progresso significativo no projeto. A Nordis não teria conseguido atrasar os desenvolvimentos neste caso se o projeto tivesse sido executado com contratos inteligentes. Se um desenvolvedor imobiliário não cumprir as obrigações contratuais ou cumprir os prazos do projeto, os contratos inteligentes podem incluir cláusulas que reembolsam automaticamente os clientes em caso de negligência.
Ledger imutável do Blockchain: um escudo contra fraudes
A tecnologia blockchain usa um livro-razão imutável e incorruptível para registrar transações permanentemente, garantindo que qualquer venda de propriedade seja verificável e completamente transparente. Um incorporador imobiliário não pode vender a mesma propriedade várias vezes sem que a tecnologia blockchain sinalize imediatamente a transação, o que previne e elimina compras fraudulentas. Investidores e compradores confiam mais prontamente em negócios imobiliários porque cada contrato, transação e troca de fundos é claro, seguro e visível. A eficiência da tecnologia blockchain atenua quaisquer problemas de confiança entre investidores imobiliários causados pelas cláusulas de sigilo que ocorreram com os contratos Nordis.
A necessidade do Blockchain para revolucionar o mercado imobiliário
Para revolucionar o mercado imobiliário tradicional, é necessária a tecnologia blockchain para erradicar atividades fraudulentas e o risco de venda enganosa de propriedades, fornecendo transparência e garantindo que todas as transações e propriedades sejam públicas e autenticadas.
O mercado imobiliário precisa de uma nova abordagem
A dependência de papelada manual e de intermediários é uma metodologia antiquada para investimentos imobiliários bem-sucedidos. O novo método depende da simplificação do processo de investimento e da prevenção de atrasos de pagamento ou execução de projetos usando a tecnologia blockchain. Os investidores imobiliários precisam de proteção aprimorada para minimizar o risco de perdas financeiras devido à insolvência, fraude ou má administração, que foram os principais fatores no escândalo Nordis.
Conclusão: A tecnologia Blockchain pode revolucionar o mercado imobiliário
A tecnologia blockchain pode revolucionar o setor imobiliário ao aumentar a transparência, proteger os interesses do comprador e minimizar fraudes. O escândalo Nordis é um excelente exemplo da necessidade imediata de inovação no setor imobiliário, e o livro-razão imutável e incorruptível da tecnologia blockchain, juntamente com a tokenização de ativos imobiliários, apresenta soluções claras e simples que podem evitar que corrupção, fraude e escândalo ocorram em quaisquer transações imobiliárias futuras em todo o mundo.
Fonte: Cryptonews