- Gary Gensler planeja sair em 20 de janeiro de 2025, de acordo com um comunicado divulgado pela agência na quinta-feira.
- Durante seu tempo na SEC, Gensler liderou esforços para pressionar pela compensação central nos mercados do Tesouro, implementou mudanças na remuneração dos executivos em relação ao desempenho e continuou trabalhando para proteger os investidores nos mercados de criptomoedas.
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, Gary Gensler, está deixando seu cargo após anos liderando esforços para controlar a indústria de criptomoedas.
Gensler planeja sair em 20 de janeiro de 2025, de acordo com uma declaração divulgada pela agência na quinta-feira. Gensler disse que foi uma “honra de uma vida” trabalhar com seus colegas da SEC.
“Agradeço ao Presidente Biden por confiar a mim essa responsabilidade incrível. A SEC cumpriu nossa missão e aplicou a lei sem medo ou favor. Gostei muito de trabalhar com meus colegas Comissários, Allison Herren Lee, Elad Roisman, Hester Peirce, Caroline Crenshaw, Mark Uyeda e Jaime Lizárraga”, disse Gensler na declaração. “Também agradeço ao Congresso, meus colegas no governo dos EUA e colegas reguladores ao redor do mundo.”
Durante seu mandato na SEC, que começou em abril de 2021, Gensler liderou esforços para pressionar pela compensação central nos mercados de títulos do Tesouro, implementou mudanças na remuneração dos executivos em relação ao desempenho e continuou trabalhando para proteger os investidores nos mercados de criptomoedas.
Gensler se tornou um vilão designado por alguns na indústria de criptomoedas após ações de execução contra grandes participantes do setor, incluindo Coinbase, Binance e Kraken.
“No último ano fiscal completo, de acordo com o Office of the Inspector General da SEC, 18 por cento das dicas, reclamações e indicações da SEC foram relacionadas a cripto, apesar dos mercados de cripto compreenderem menos de 1 por cento dos mercados de capital dos EUA”, disse a SEC na quinta-feira. “Tribunal após tribunal concordou com as ações da Comissão para proteger os investidores e rejeitou todos os argumentos de que a SEC não pode aplicar a lei quando os títulos estão sendo oferecidos — qualquer que seja sua forma.”
Gensler sustentou que a maioria das criptomoedas se qualificam como títulos e pediu que as empresas de criptomoedas se registrassem na SEC. Alguns na indústria de criptomoedas reagiram, dizendo que é impossível se registrar na agência, em parte porque as regras foram feitas para entidades mais tradicionais que são diferentes da indústria de ativos digitais.
O anúncio de saída de Gensler ocorre após o presidente eleito Donald Trump prometer demitir Gensler se eleito. O mandato de Trump como presidente começa em 20 de janeiro.
Fonte: TheBlock