Compute Labs, o desenvolvedor de um Solana SOL. O protocolo de tokenização de GPU baseado em GPU arrecadou US$ 3 milhões em uma rodada de financiamento pré-semente.
Protocol Labs, a empresa por trás da rede descentralizada de armazenamento de arquivos Filecoin FIL, liderou a rodada de financiamento, disse a Compute Labs na quarta-feira. Outros investidores incluíram Blockchain Coinvestors, OKX Ventures, CMS Holdings, HashKey Capital, Amber Group e P2 Ventures (anteriormente Polygon MATIC Empreendimentos). Investidores de anjo, incluindo Sandeep Nailwal da Polygon, Illia Polosukhin de PERTO DE -9.052% Protocol e Austin Federa, da Solana Foundation, também se juntaram à rodada.
A Compute Labs começou a arrecadar fundos para a rodada pré-semente em março, quando foi fundada e fechou a rodada em abril, disse o fundador e CEO Albert Z ao The Block. A rodada foi estruturada como um acordo simples para tokens futuros (SAFT), disse Z, acrescentando que eleva a avaliação de tokens totalmente diluída da Compute Labs para US$ 30 milhões.
Atualmente, a Compute Labs também está levantando uma rodada inicial em uma avaliação “significativamente maior”, disse Z, acrescentando que a rodada pré-semente foi sobrescrita em duas vezes o valor arrecadado.
O que são Laboratórios de Computação?
O Compute Labs está construindo um protocolo de tokenização de ativos do mundo real (RWA) focado na computação como seu ativo subjacente. Computação refere-se ao poder de processamento de CPUs e GPUs, essencial para tarefas como processamento de dados e execução de software. Z disse que a computação é uma das commodities mais valiosas hoje, especialmente na era da inteligência artificial, chamando-a de “a moeda do futuro”.
Ele disse que a maioria dos investidores regulares hoje não pode investir em GPUs de nível empresarial, acrescentando que o Compute Labs tornará “possível para todos investirem em computação”.
Ao tokenizar a computação, o protocolo permitirá que os usuários comprem GPUs de alto desempenho, como a NVIDIA H100, por meio de suas GPU-NFTs (GNFTs), disse Z. GNFT é um token SPL22 — um token híbrido no Solana que pode ser não fungível e fungível ao mesmo tempo, disse Z. Os detentores do GNFT terão direitos de propriedade e entrega sobre essa GPU, acrescentou Z.
Espera-se que uma pré-venda de GNFTs entre em ar este mês e dure algumas semanas, disse Z. Após a pré-venda, uma venda pública também será lançada, acrescentou.
Protocolo de computação e linha do tempo de lançamento do token
O protocolo Compute está atualmente ao vivo na rede de teste Solana e será lançado na rede principal Solana este mês. O token nativo do protocolo também será lançado no terceiro ou quarto trimestre deste ano, disse Z.
Enquanto o protocolo está inicialmente sendo lançado no Solana, Z disse que se expandirá para outros blockchains no futuro, incluindo NEAR e Monad.
O Compute Labs, com sede em Los Angeles e Seattle, atualmente emprega cinco pessoas, e a Z está procurando contratar mais pessoas em todas as funções, incluindo engenharia, marketing e operações.
O Compute Labs afirma ser incubado pela NVIDIA Inception VC Alliance, um programa da NVIDIA projetado para apoiar e acelerar startups aproveitando a IA, a ciência de dados e a computação de alto desempenho.
A NVIDIA Inception VC Alliance ajuda o Compute Labs com economia de custos e fornecimento de GPU com desconto, suporte ao mercado e conversas diretas com unidades de negócios da NVIDIA e fabricantes de equipamentos originais, disse Z.
O Block entrou em contato com a NVIDIA Inception VC Alliance para comentar, mas não teve resposta no momento da publicação.
Fonte: The Block