A negociação de ações e títulos em blockchains em escala continuará sendo um sonho, a menos que um padrão global para atividades transfronteiriças seja estabelecido que permita que os ativos se movam perfeitamente entre blockchains, de acordo com um relatório publicado na última quinta-feira.
Os chamados ativos tokenizados – que representam os ativos subjacentes – são trocados na tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) que também são usadas para criptomoedas. Os bancos esperam que a negociação de ativos tokenizados decole como uma maneira de tornar a negociação mais rápida, barata e transparente.
No entanto, a falta de regulamentação global coesa está impedindo que os ativos se movam sem problemas entre diferentes blockchains. Executivos da indústria em um evento em Amsterdã esta semana disseram que o progresso na tokenização de ativos estava se movendo lentamente, e a aquisição até agora é limitada.
Os requisitos de cliente e conformidade variam muito amplamente em todo o mundo para uma solução única e fixa para atender às necessidades de todos, disse Georgios Vlachos, co-fundador da empresa de interoperabilidade blockchain Axelar, que co-produziu o relatório, abre uma nova guia.
“No estado atual das coisas, diferentes jurisdições regulatórias estão progredindo em ritmo diferente e têm diferentes áreas de foco”, disse Vlachos.
O relatório sobre negociação baseada em blockchain foi produzido pela Fundação Axelar e pela empresa de avaliação de risco de ativos digitais Metrika, com contribuições do Citi, Deutsche Bank, Mastercard e Northern Trust.
O Deutsche Bank disse no relatório que era essencial ter abordagens aceitas pelo setor para avaliações de risco necessárias para facilitar a adoção.
No entanto, “padrões desenvolvidos prematuramente podem privar a indústria de soluções melhor desenvolvidas ou se tornar irrelevantes”, disse Boon Hiong Chan, chefe de Defesa de Valores Mobiliários e Tecnologia do Deutsche Bank na Ásia-Pacífico.
A Northern Trust espera que até 2030 o tamanho de seu mercado de ativos digitais cresça entre 5% e 10% dos US$ 13 trilhões de ativos que detém sob custódia.
Atualmente, cerca de US$ 85,12 bilhões em ativos, incluindo títulos do governo, moedas estáveis fiduciárias e commodities, são tokenizados, de acordo com dados da 21.co, abre um novo painel de guia no Dune Analytics.
O relatório foi escrito pela escritora independente Emily Parker.
O boletim informativo Technology Roundup traz as últimas notícias e tendências diretamente para sua caixa de entrada. Inscreva-se aqui.
Fonte: Reuters/Reportagem de Medha Singh em Bengaluru; Edição de Susan Fenton