- A chanceler do Tesouro do Reino Unido, Rachel Reeves, revelou planos para um programa piloto para introduzir um Instrumento Dourado Digital.
- Conhecida como DIGIT, a iniciativa aproveitará a tecnologia de contabilidade distribuída para emitir títulos tokenizados do governo do Reino Unido.
O HM Treasury do Reino Unido anunciou planos para pilotar a emissão de gilts digitais — títulos do governo que utilizam tecnologia blockchain. Conhecida como Digital Gilt Instrument (DIGIT), essa iniciativa busca modernizar os mercados de capital do Reino Unido aproveitando o potencial da tecnologia de livro-razão distribuído.
Em seu primeiro discurso na Mansion House na quinta-feira, a Chanceler do Tesouro do Reino Unido, Rachel Reeves, anunciou o piloto como parte da Estratégia de Crescimento e Competitividade de Serviços Financeiros mais ampla do governo. “Estamos apoiando a inovação no setor de serviços financeiros ao lançar um piloto para entregar um Instrumento Digital Gilt, conhecido como DIGIT, usando tecnologia de razão distribuída”, disse Reeves.
Este piloto se baseia no trabalho de base estabelecido pelo governo conservador anterior , que também propôs explorar títulos governamentais tokenizados . Ele complementa iniciativas recentes, como o lançamento do Digital Securities Sandbox, que permite que as empresas testem aplicativos DLT e projetos de tokenização sob uma estrutura regulatória controlada.
Um roteiro para os títulos digitais
O órgão comercial da indústria UK Finance, em colaboração com a EY, publicou recentemente um roteiro para implementar gilts digitais. O roteiro descreve duas abordagens potenciais, cada uma com cronogramas e estratégias distintas.
Uma abordagem em fases sugere uma implementação gradual em três estágios. Nos primeiros seis meses, uma letra do Tesouro digital de curto prazo seria emitida para um número limitado de participantes do mercado para testar o sistema em um ambiente controlado. No primeiro ano, um gilt digital de médio prazo seria introduzido com funcionalidade expandida, envolvendo mais formadores de mercado e investidores.
Esta fase enfatiza a integração de gilts digitais com o mercado secundário off-chain existente e a garantia de sua elegibilidade como garantia para repos, o que é crucial para a liquidez. Na marca de 18 meses, a fase final veria gilts digitais negociados e usados em repos inteiramente on-chain, completando sua integração no ecossistema de mercado.
Implicações mais amplas dos títulos digitais
Os gilts digitais oferecem o potencial de aumentar a eficiência nos mercados de capital. Uma aplicação fundamental é em acordos de recompra, onde a liquidação instantânea via blockchain poderia substituir a liquidação atrasada inerente aos processos convencionais. Os repos intraday, que permitem que bancos e instituições gerenciem liquidez em uma base horária, já estão sendo testados nos EUA usando Treasuries tokenizados . Um gilt digital nativo poderia simplificar ainda mais esse processo, fornecendo tanto a segurança digital quanto o dinheiro na cadeia.
O Reino Unido também está posicionado de forma única para o sucesso devido à infraestrutura existente, como a Fnality, uma rede de liquidação de dinheiro tokenizada apoiada por uma conta omnibus no Banco da Inglaterra . Com o suporte de mais de 20 grandes instituições, a Fnality pode desempenhar um papel crítico na facilitação de transações contínuas envolvendo gilts digitais.
Fonte: TheBlock