- O presidente Donald Trump escolheu Atkins em dezembro para liderar a SEC e espera-se que ele adote uma abordagem amigável em relação às criptomoedas.
- Alguns democratas criticaram a escolha de Trump em detrimento dos laços de Atkins com a falida corretora de criptomoedas FTX.
O Senado dos EUA votou para confirmar Paul Atkins, escolhido pelo presidente Donald Trump para presidente da Comissão de Valores Mobiliários, que deverá embarcar na criação de uma estrutura regulatória para ativos digitais.
O Senado confirmou Atkins por 52 a 44 votos na quarta-feira.
Trump nomeou Atkins em dezembro para liderar a SEC e espera-se que adote uma abordagem muito mais amigável em relação às criptomoedas. Atkins fundou a consultoria Patomak Global Partners em 2009, que tem como clientes bancos, corretoras de criptomoedas e plataformas DeFi, de acordo com seu site. Ele também foi nomeado pelo ex-presidente George W. Bush como comissário da SEC de 2002 a 2008.
Em depoimento preparado durante uma audiência do Comitê Bancário do Senado no mês passado, Atkins afirmou que tornaria a criação de uma estrutura regulatória para ativos digitais uma “prioridade máxima”. Isso ocorre em um momento em que a SEC rapidamente mudou sua abordagem para regular criptomoedas, após seu ex-presidente, Gary Gensler, assumir uma postura mais cautelosa em relação à indústria de ativos digitais. Desde a saída de Gensler em janeiro, a SEC revogou diretrizes contábeis controversas sobre criptomoedas, retirou medidas de fiscalização contra os principais players da indústria e criou uma força-tarefa sobre criptomoedas. Essa força-tarefa terá sua segunda mesa redonda na sexta-feira.
Durante uma audiência na semana passada, o presidente do Comitê Bancário do Senado, o republicano Tim Scott, disse que, com a liderança de Atkins, “a SEC retornará à sua missão principal e garantirá que nossos mercados continuem sendo a inveja do mundo”.
No entanto, alguns democratas criticaram a escolha de Trump em detrimento dos laços de Atkins com a corretora de criptomoedas FTX, que faliu. De acordo com diversas reportagens, incluindo o The Wall Street Journal , a FTX era cliente da Patomak Global Partners e se tornou consultora da empresa no início de 2022. A FTX entrou com pedido de falência no final de 2022 e o CEO da corretora, Sam Bankman-Fried, foi considerado culpado em novembro de 2023 por sete acusações criminais.
“Ele [Atkins] passou sua carreira pós-governo ajudando golpistas bilionários como o CEO Sam Bankman-Fried a ficarem ainda mais ricos”, disse a senadora Elizabeth Warren, democrata de Massachusetts, em uma audiência na semana passada.
Fonte: TheBlock