Quer receber novidades exclusivas do Cripto Investing? Assine a nossa Newsletter!

Tarifas impostas por Trump começarão na terça-feira enquanto México e Canadá anunciam resposta retaliatória

Compartilharam
0
Visualizaram
0 k
Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp

Artigos Relacionados

  • No sábado, o presidente Trump assinou uma ordem executiva impondo tarifas de 25% sobre importações do Canadá e do México, com uma tarifa de 10% sobre energia e petróleo canadenses e uma tarifa adicional de 10% sobre a China. 
  • A implementação das tarifas foi adiada para terça-feira, às 00h01. 
  • O presidente do México, Sheinbaum, anunciou que o país implementaria medidas retaliatórias tarifárias e não tarifárias, enquanto o primeiro-ministro canadense, Trudeau, disse na noite de sábado que o Canadá implementaria tarifas de 25% sobre uma série de produtos americanos em resposta. 

O presidente Trump declarou no sábado tarifas altas sobre todos os produtos importados do Canadá, México e China, preparando o cenário para uma guerra comercial com os maiores parceiros comerciais dos EUA. Trump fixou as tarifas em 25% sobre o Canadá e o México, com uma exceção de 10% para as exportações de petróleo e energia do Canadá, e uma tarifa de 10% sobre todos os produtos da China. 

Embora as tarifas tenham sido inicialmente definidas para entrar em vigor no sábado, 1º de fevereiro, a implementação foi adiada para terça-feira, 4 de fevereiro, às 12h01. As tarifas serão impostas sobre quaisquer tarifas existentes e foram implementadas em resposta ao fluxo de drogas ilegais para os Estados Unidos, de acordo com a Casa Branca. 

“O governo do México ofereceu refúgios seguros para os cartéis se envolverem na fabricação e transporte de narcóticos perigosos, que coletivamente levaram à morte por overdose de centenas de milhares de vítimas americanas”, afirma um folheto informativo da Casa Branca . 

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi a primeira a anunciar tarifas retaliatórias e medidas não tarifárias em resposta, em um post no X sábado à noite. No post, Sheinbaum propôs que os EUA e o México estabelecessem um grupo de trabalho para combater organizações criminosas, alertou contra o uso de tarifas para resolver problemas e denunciou com força a acusação da Casa Branca de que o governo mexicano tem alianças com cartéis de drogas. 

“Instruí o Secretário de Economia a implementar o Plano B no qual estamos trabalhando, que inclui medidas tarifárias e não tarifárias em defesa dos interesses do México”, diz uma tradução da postagem de Sheinbaum. 

O governo canadense também cobrará contratarifas sobre produtos americanos em resposta. O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse em um discurso aos canadenses na noite de sábado que o país implementaria tarifas de 25% sobre uma grande faixa de produtos americanos. Trudeau também disse que respostas não tarifárias que afetam o setor de energia estavam sendo consideradas. 

A resposta do governo canadense pode eventualmente incluir tarifas de exportação de energia, informou a Bloomberg no sábado , preparando o cenário para uma guerra comercial crítica entre os EUA e seu maior fornecedor estrangeiro de energia. O preço da energia influencia fortemente o custo da mineração de Bitcoin nos EUA, que tem uma participação estimada de 36% do hashrate global, de acordo com a empresa de mineração Luxor . 

Fonte: TheBlock

Compartilhe:

Postar no Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email