O emissor da Stablecoin, CEO da Tether, Paolo Ardoino, pediu um aumento do investimento em tecnologias descentralizadas ponto a ponto após uma interrupção global de TI hoje, 19 de julho.
A CryptoSlate informou que um problema técnico significativo com o software centralizado do CrowdStrike levou a uma interrupção global que afeta muitos setores. Esse problema fez com que os computadores Windows exibissem a Tela Azul da Morte (BSOD), interrompendo serviços e negócios em todo o mundo.
O CEO do CrowdStrike, George Kurtz, reconheceu o impacto deste incidente e explicou que o problema “foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”. Ele acrescentou:
“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Nós encaminhamos os clientes para o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Recomendamos ainda que as organizações garantam que estejam se comunicando com os representantes do CrowdStrike por meio de canais oficiais.”
‘Tecnologia Peer-to-peer’
No entanto, Ardoino sugeriu que esse incidente poderia ter sido evitado com mais investimento em tecnologias ponto a ponto.
Ele observou que a internet hoje está fortemente centralizada em torno dos serviços de três empresas, e quaisquer problemas dentro da infraestrutura dessas empresas podem afetar significativamente nações, cidades, comunidades e empresas inteiras.
Ele afirmou:
“A concentração e a centralização estão criando um mundo muito frágil, onde quase toda a tecnologia que desenvolvemos até hoje, só pode funcionar na melhor das hipóteses e falhará no primeiro sinal de mudança no ecossistema social/ambiental.”
Então, Ardoino destacou que Tether e Holepunch, uma plataforma projetada para criar aplicativos sem armazenamento centralizado de dados, estão construindo tecnologias resilientes o suficiente para sobreviver a um apocalipse. Tether é um grande investidor nessa tecnologia.
A visão de Ardoino reflete o sentimento compartilhado por muitas partes interessadas em criptografia que apontaram que a interrupção global mostrou a importância da descentralização.
Gabor Gurbacs, fundador da PointsVille, disse:
“A infraestrutura do mundo está migrando para trilhos robustos, descentralizados e não de custódia. Produtos e infraestrutura financeiras e industriais à prova de Apocalipse não são cada vez mais uma escolha, mas uma necessidade.”