- Tron, o token nativo da rede de mesmo nome, subiu cerca de 80% no último dia.
- Alguns associaram a manifestação ao caos político ocorrido durante a noite na Coreia do Sul, provocado pela repentina declaração de lei marcial pelo presidente.
- Um analista disse que o rali da Tron é uma mistura de outros elementos, como a “rotação Dino”.
Tron (TRX), o token nativo da rede Tron de Justin Sun, subiu cerca de 80% no último dia, impulsionado por vários fatores, incluindo o caos político na Coreia do Sul, lar de um dos maiores e mais reativos mercados de criptomoedas de varejo do mundo.
TRX subiu 78,4% para ser negociado atualmente a $ 0,40, de acordo com a página de preços do The Block . Ele já subiu para uma alta de mais de $ 0,43 por volta das 23h de terça-feira. Just (JST), o token para protocolos DeFi baseados em Tron, saltou 50% para ser negociado a $ 0,06.
Alguns na plataforma de mídia social X atribuíram a repentina manifestação de Tron ao caos que ocorreu na Coreia do Sul durante a noite.
Na terça-feira à noite, o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol declarou lei marcial de emergência , a primeira em mais de 40 anos. A lei marcial na Coreia do Sul se refere à imposição de controle militar direto sobre funções governamentais civis, tipicamente em resposta a uma ameaça significativa à ordem pública.
Yoon cancelou a lei marcial cinco horas depois, após os legisladores presentes no parlamento nacional votarem unanimemente contra a declaração.
“Parece que durante a lei marcial, todas as criptomoedas estão se movendo para bolsas estrangeiras, já que as bolsas sul-coreanas explodiram”, escreveu o usuário do X @toy7594. “O TRON está se recuperando.”
As duas maiores exchanges centralizadas do país, Upbit e Bithumb, relataram suspensões de serviço com duração de uma a duas horas devido a um aumento acentuado na atividade.
“O recente rali no Tron (TRX) parece ser parcialmente motivado pela instabilidade política na Coreia do Sul”, disse Rachael Lucas, analista de cripto na BTC Markets. “O papel do TRX como um token de transferência amplamente usado entre exchanges, especialmente na Coreia do Sul, o torna uma ferramenta para traders que buscam movimentar fundos entre plataformas rapidamente.”
Lucas disse que as restrições de negociação na Upbit, que às vezes detém mais de 80% do volume de negociação à vista do país, podem levar os traders a buscar soluções alternativas para transferir ativos, aumentando assim o volume de negociação da TRX.
Enquanto isso, o analista da Presto Research, Min Jung, disse ao The Block que, embora o evento político provavelmente tenha tido algum papel no rali do Tron, é improvável que o aumento seja motivado apenas pelo evento.
“Também pode ser parte de uma ‘rotação Dino’ mais ampla, onde criptomoedas legadas como $XRP têm se recuperado sob as atuais condições de mercado”, disse Jung. Outras criptomoedas consideradas tokens legados, como Iota e Vechain, também foram vistas surgindo recentemente.
“Além disso, rumores sugerem que uma parcela significativa do fornecimento de $TRX é controlada por Justin Sun, levantando questões sobre se o rali é orgânico ou influenciado”, disse Jung ao The Block.
Justin Sun, fundador da TRON Foundation, apareceu em várias manchetes recentemente, pois foi nomeado consultor da World Liberty Financial, o projeto DeFi apoiado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
No mês passado, Sun também gastou US$ 6,2 milhões para comprar a famosa obra de arte de Maurizio Cattelan, “Comedian”, uma banana colada com fita adesiva, que ele comeu em uma entrevista coletiva realizada na semana passada.
Fonte: TheBlock