- De acordo com a CNBC, o presidente dos EUA, Donald Trump, perdoou três cofundadores da bolsa de criptomoedas BitMEX: Arthur Hayes, Benjamin Delo e Samuel Reed.
- Em julho passado, a BitMEX se declarou culpada de violar a Lei de Sigilo Bancário.
O presidente dos EUA, Donald Trump, perdoou três cofundadores da bolsa de criptomoedas BitMEX, de acordo com a CNBC.
“Os cofundadores, o ex-CEO da BitMEX Arthur Hayes, Benjamin Delo e Samuel Reed, e o ex-chefe de desenvolvimento de negócios Gregory Dwyer, anteriormente se declararam culpados de uma acusação de violação da Lei de Sigilo Bancário relacionada à falha em manter programas de combate à lavagem de dinheiro e de conhecimento do cliente”, disse o relatório na sexta-feira, acrescentando que os promotores acusaram os cofundadores de usar a BitMEX como uma “plataforma de lavagem de dinheiro” e que a retirada do mercado dos EUA foi “uma farsa”.
Trump emitiu os perdões na quinta-feira, disse a CNBC.
No início deste ano, a bolsa de derivativos de Bitcoin recebeu uma multa adicional de US$ 100 milhões após encerrar uma batalha legal de vários anos relacionada a violações antilavagem de dinheiro. Em julho passado, a BitMEX se declarou culpada de violar o Bank Secrecy Act . Os promotores disseram que a bolsa “intencionalmente” falhou em estabelecer, implementar e manter um programa adequado antilavagem de dinheiro entre 2015 e 2020.
Há um mês, o CoinDesk relatou , citando fontes anônimas, que a BitMEX estava procurando um comprador e contratou o banco de investimento independente Broadhaven Capital Partners para facilitar a venda.
Perdão de criptomoedas de Trump
Perdões presidenciais — sejam eles verdadeiros, possíveis ou possivelmente imaginários — envolvendo pessoas bem conectadas às criptomoedas têm ganhado as manchetes desde que Trump assumiu o cargo.
Primeiro, Trump perdoou Ross Ulbricht , o criador da Silk Road integralmente ligado à história inicial do Bitcoin. Então, relatórios separados surgiram, alguns dizendo que a família do ex-executivo da FTX desonrado Sam Bankman-Fried estava fazendo campanha por um perdão presidencial, enquanto outros alegaram que o fundador e ex-CEO da Binance, Changpeng Zhao, também havia pedido um perdão.
Zhao rapidamente negou ter pressionado o governo Trump por um perdão.
Tudo isso coincidiu com Trump e seu círculo interno ampliando sua influência e exposição à cripto. Mais recentemente, o projeto DeFi apoiado por Trump disse que planeja lançar uma stablecoin atrelada ao USD.
Fonte: TheBlock